Euclides da Cunha atualizado no sertão da teledramaturgia

Revista Galo

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ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Euclides da Cunha atualizado no sertão da teledramaturgia

Ano: 2022 | Volume: 5 | Número: 5
Autores: aurora almeida de miranda leão
Autor Correspondente: Leão, Aurora Almeida de Miranda | [email protected]

Palavras-chave: onde nascem os fortes. euclides da cunha. sertão. teledramaturgia. narrativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objeto deste artigo é a série Onde nascem os fortes (TV Globo, 2018), escrita para exibição em canal aberto de televisão, em ano eleitoral e filmada no cariri paraibano. A partir do título e da ambiência, percebemos uma configuração que remete ao livro Os sertões (1902). Objetiva-se perscrutar como o conceito de sertão é trabalhado na obra, identificar a dialogia com o livro euclidiano e investigar o modo como as desigualdades sociais detectadas pelo escritor no início do século XX permanecem neste século XXI com impressionante atualidade. Ademais, o território sertanejo revela-se como poderoso cronotopo (BAKHTIN, 2003), em forte simetria com a linha abissal da Sociologia das Ausências (SANTOS, 2004). Elege-se o capítulo de estreia como evidenciador de pontos fundamentais da diegese, a partir de metodologia baseada na técnica da minutagem, através da qual analisa-se as estratégias de construção narrativa (MOTTA, 2013), bem como os procedimentos de elaboração do roteiro (MACIEL, 2017). Conclui-se que o episódio inaugural figura como síntese importante para o desenvolvimento da trama, apresentando cenas nas quais diversas percepções destacadas por Euclides da Cunha aparecem e dão pistas de como o roteiro prosseguirá, embora trazendo ressignificações para o espaço sertanejo e os personagens que o habitam.



Resumo Inglês:

The subject of this article is the series Onde nascem os fortes (TV Globo, 2018), written for broadcast on open TV during an election year and 昀椀lmed in the Cariri region of Paraíba. From the title and the ambiance, it is possible to note a con昀椀guration that refers to the book Os sertões (1902). The objectives are to study how the concept of sertão is developed in the work, to identify the dialogue with the Euclidean book, and to investigate how the social inequalities detected by the writer at the beginning of the 20th century remain in this 21st century with impressive actuality. Furthermore, the sertanejo territory reveals itself as a powerful chronotope (BAKHTIN, 2003), in strong symmetry with the abyssal line of the Sociology of Absences (SANTOS, 2004). The opening chapter is chosen as a highlight of the fundamental points of diegesis, from a methodology based on the minute technique, through which narrative construction strategies are analyzed (MOTTA, 2013), as well as the procedures for preparing the script (MACIEL, 2017). It is concluded that the inaugural episode appears as an important synthesis for the development of the plot, presenting scenes in which several perceptions highlighted by Euclides da Cunha appear and give clues as to how the script will continue, although bringing new meanings to the sertanejo space and the characters that they inhabit.