Este projeto de Iniciação CientÃfica estudou a produção de Eva Zeisel, designer industrial, ceramista e a primeira mulher a tornar a produção da cerâmica contemporânea numa produção de massa. Suas obras são orgânicas, muitas vezes feitas propondo um conjunto de peças concebido de maneira modular sugerindo que as mesmas possam resultar em melhor ocupação do espaço, quando guardadas. Por meio deste trabalho busca-se compreender o papel da experimentação dentro do processo de relações que se estabelece entre arte e técnica, entendendo que o método experimental, enquanto método cientÃfico, promove processos cognitivos e pode amparar a produção de conhecimento sobre Design, tendo como referência inicial, neste caso, a produção de Eva Zeisel.Com base nas imagens de produção desta designer foram feitos estudos para futuros objetos, preservando os princÃpios criativos por ela adotados.
This Scientific Initiation project studied the production of Eva Zeisel, industrial designer, potter and the first woman to make the contemporary production of ceramics in mass production. Her works are organic, often made by proposing a set of pieces designed in a modular way suggesting that they may result in better use of space when stored.Through this work we tried to understand the role of experimentation in the process of relations established between art and technique, understanding that the experimental method, while a scientific method, promotes cognitive processes and may bolster the production of knowledge about design, having as a initial reference, in this case, the production of Eva Zeisel.Based on the images of this designer production for future studies, we made objects, preserving the creative principles adopted by it.