Evaluation of Cr (VI) retention in soils of varying carbonate in arid land (Djelfa – Algeria)

Revista Agrária Acadêmica

Endereço:
Rua Rio Grande do Norte - 1342, sala 3 - Centro
Imperatriz / MA
65901-280
Site: https://agrariacad.com/
Telefone: (81) 9423-2398
ISSN: 2595-3125
Editor Chefe: Jailson Honorato
Início Publicação: 01/05/2018
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Agronomia, Área de Estudo: Biologia geral, Área de Estudo: Bioquímica, Área de Estudo: Botânica, Área de Estudo: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Área de Estudo: Ecologia, Área de Estudo: Engenharia Agrícola, Área de Estudo: Medicina Veterinária, Área de Estudo: Melhoramento Animal, Área de Estudo: Microbiologia, Área de Estudo: Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Área de Estudo: Recursos Pesqueiros e Engenharia da Pesca, Área de Estudo: Recursos pesqueiros e engenharia de pesca, Área de Estudo: Zoologia, Área de Estudo: Zootecnia

Evaluation of Cr (VI) retention in soils of varying carbonate in arid land (Djelfa – Algeria)

Ano: 2023 | Volume: 6 | Número: 6
Autores: Amira Kessab, Kamel Guimeur, Mohamed Hachi, Belkacem Boumaraf, Fateh Mimeche
Autor Correspondente: Fateh Mimeche | [email protected]

Palavras-chave: Sorption, Chromium, Freundlich, retention, arid region

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A poluição por Cromo (Cr) apresenta um sério problema que pode afetar tanto a saúde quanto o meio ambiente. Este estudo tem como objetivo avaliar a contribuição dos carbonatos na sorção/dessorção de cromo em solos com diferentes concentrações de carbonatos na região de Djelfa. O estudo de retenção foi baseado em três solos com diferentes concentrações de calcário total. Uma análise físico-química dos solos, seguida de um estudo de sorção através da modificação de alguns parâmetros de sorção e, finalmente, uma comparação da retenção de cromo. De acordo com os resultados, a sorção seguiu uma cinética de pseudo-segunda ordem com um bom valor de regressão R². As energias de ativação foram 12,85 e 16,44 kJ mol-1, implicando um mecanismo físico de sorção. Os dados estão de acordo com o modelo Freundlich.



Resumo Inglês:

Pollution by Chromium (Cr) presents a serious problem that may affect both health and the environment. This study aims to evaluate the contribution of carbonates to chromium sorption/desorption in soils with different concentrations of carbonates in the Djelfa region. The retention study was based on three soils with different total limestone concentrations. A physico-chemical analysis of the soils, followed by a sorption study by modifying some sorption parameters, and finally a comparison of chromium retention. According to the findings, sorption followed pseudo-second-order kinetics with a good regression value R². The activation energies were 12.85 and 16.44 kJ mol-1, implying a physical sorption mechanism. The data agree with the Freundlich model.