Evolução morfológica e espaçotemporal (2002 – 2015) de dunas barcana e barcanóide na planície costeira de Paracuru, Ceará, Brasil.

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

Evolução morfológica e espaçotemporal (2002 – 2015) de dunas barcana e barcanóide na planície costeira de Paracuru, Ceará, Brasil.

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: J. M. R. Marques, A. J. A. Meireles
Autor Correspondente: J. M. R. Marques | [email protected]

Palavras-chave: Planície costeira, campos de dunas móveis, geoprocessamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Zonas costeiras estão entre os ambientes mais dinâmicos do planeta. A área da planície costeira de Paracuru, Ceará, apresenta variadas morfologias, como promontório, falésias e campos de dunas móveis, nos quais esses são compostos, em grande parte, por dunas barcanóides e em uma pequena parte por dunas barcanas. As técnicas de geoprocessamento na sistematização dos dados e na elaboração dos mapas foram úteis nas análises espaçotemporais de duas dunas móveis, dentre todos os campos de dunas, nomeadas propriamente pelos autores: Duna Barcanóide e a Duna Barcana. Analisar-se-á como ocorreu o processo de migração dessas dunas, a partir do aporte teórico sobre âmbito costeiro e deslocamento de dunas. Foram definidos os fluxos de matéria e energia que se conectam e atuam diretamente nessa planície costeira, bem como o deslocamento das dunas. Os resultados apresentaram que a Duna Barcanóide obteve um deslocamento de 244 metros no total, em um período de 13 anos, e indicações de alta atuação dos fluxos morfogenéticos e a Duna Barcana teve um deslocamento de 176 metros, no mesmo período de tempo, exibindo influência dos fluxos morfogenéticos apenas para sua migração, bem como induziram a questionarmos de como o avanço das dunas irá se comportar posteriormente, a medida em que essas migram em direção à zona urbana da cidade.