Exílio e perspectivismo interamericano. Estudo e fontes para uma definição das relações literárias entre Argentina e Brasil no século XIX

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ISSN: 16767640
Editor Chefe: Marieta Pinheiro de Carvalho
Início Publicação: 31/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Exílio e perspectivismo interamericano. Estudo e fontes para uma definição das relações literárias entre Argentina e Brasil no século XIX

Ano: 2020 | Volume: 19 | Número: 1
Autores: Davidson de Oliveira Diniz
Autor Correspondente: Davidson de Oliveira Diniz | [email protected]

Palavras-chave: Literatura Argentina, Literatura Brasileira, Exílio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se ocupa de uma série de fontes primárias referentes às relações intelectuais, políticas e literárias entre a Argentina e o Brasil em contexto do romantismo e de formação das literaturas nacionais. Analisa assim o processo de exílio de escritores argentinos em Montevideo, Pelotas e, especialmente, Rio de Janeiro, considerando documentos arquivados no Setor de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Busca-se nesse sentido conceituar a prática do que frente a tais eventos viemos a denominar perspectivismo interamericano, isto é, uma reorientação do comparatismo de origem europeia em latitudes americanas frente ao problema da autonomização literária emergente do entrecruzamento de poéticas nacionais argentina e brasileira a partir do deslocamento de escritores rio-platenses em trânsito ou exilados na cidade do Rio de Janeiro entre os anos 1843 e 1952.



Resumo Inglês:

This article deals with a series of primary sources concerning intellectual, political and literary relations between Argentina and Brazil, specifically related to romanticism and the formation of national literature. It analyses the exile of Argentine authors in Montevideo, Pelotas and, in particular, Rio de Janeiro, with special focus on the archival documents found in the Manuscripts Section of Brazil’s National Library Foundation. It thus sets out to conceptualize a practice which, faced with aforementioned events, we have denominated “Inter-American perspectivism”, that is, a reorientation of comparativism away from its European origins to American latitudes, in light of the problem of the emergent autonomization of literature which in turn is the result of the crossing of Argentine and Brazilian national poetics through the displacement of Rioplatense writers, in-transit or exiled, in the city of Rio de Janeiro between 1843 and 1952.