Exergames: o novo testamento para a prática de exercício físico

Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG

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ISSN: 2317-7357
Editor Chefe: Rodrigo Roncato Marques Anes
Início Publicação: 20/02/2013
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Exergames: o novo testamento para a prática de exercício físico

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: Não se aplica
Autores: Ricardo Borges Viana, Claudio Andre Barbosa de Lira
Autor Correspondente: Ricardo Borges Viana | [email protected]

Palavras-chave: Educação Física, jogos de vídeo, saúde

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A despeito dos importantes benefícios do exercício físico sobre a saúde, parcela importante da população não atinge a quantidade mínima recomendada de atividade física e/ou exercício físico e entre as justificativas elencadas para tal podemos destacar: barreiras psicológicas, cognitivas, emocionais, sociais e culturais. Neste contexto, nas últimas décadas, surgiram diversas modalidades alternativas de exercício físico com o intuito de atrair a população e, consequentemente, diminuir a inatividade física desta e aumentar a probabilidade de adesão a um programa de exercício físico regular. Mais recentemente, surgiram os exergames (jogos eletrônicos de movimento), tecnologias modernas que visam aumentar a prática de atividade e/ou exercício físico por meio de jogos de vídeo games que são realizados através de movimentos corporais. Neste sentido, o presente estudo objetiva fornecer um panorama sobre os principais tipos, classificações e benefícios provenientes da prática dos exergames.



Resumo Inglês:

Despite the important health benefits of physical exercise on health, a considerable portion of the population does not reach the minimum recommended amount of physical activity and/or physical exercise. The reasons used to justify this situation are psychological, cognitive, emotional, social and cultural barriers. In this context, in the last decades, several alternative modalities of physical exercise have emerged in order to attract the population and, consequently, reduce its physical inactivity and increase the probability of adherence to a regular physical exercise program. More recently, exergames (active video games), modern technologies that aim to increase the activity and/or physical exercise levels through video games that are performed through body movements have emerged. In this sense, the present study aims to provide an overview of the main types, classifications and benefits from the practice of exergames.



Resumo Espanhol:

A pesar de los importantes beneficios del ejercicio físico en la salud, una parte importante de la población no alcanza la cantidad mínima recomendada de actividad física y/o ejercicio físico, y entre las justificaciones esgrimidas para ello, se destacan: barreras psicológicas, cognitivas, emocionales, sociales y culturales. En este contexto, en las últimas décadas surgieron diversas modalidades alternativas de ejercicio físico con el objetivo de motivar a la población y, consecuentemente, disminuir su inactividad física y aumentar la probabilidad de adhesión a un programa de ejercicio físico regular. Ahora último, han surgido los “exergames” (juegos electrónicos de movimiento), tecnologías modernas que esperan aumentar la práctica de la actividad y/o ejercicio físico por medio de juegos que son realizados a través de movimientos corporales. En este sentido, el presente estudio se propone entregar un panorama sobre los principales tipos, clasificaciones y beneficios, asociados a la práctica de los “exergames”.