O interesse desse artigo é analisar o impacto do exÃlio na Europa na produção musical e teatral de grandes artistas brasileiros durante a ditadura militar dos anos 70. Para uma análise mais eficaz da evolução da produção artÃstica, o artigo foi dividido em três partes correspondentes, respectivamente, aos diferentes perÃodos do exÃlio: primeiramente desenvolvemos os últimos momentos antes da partida, seguido do exÃlio na Europa e finalmente o retorno à terra natal. Na nossa perspectiva, o exÃlio servirá como um tempo de reflexão: tanto pessoal, quanto artÃstico. Alguns exilados vão iniciar novos projetos na Europa (como foi o caso do diretor Augusto Boal), enquanto outros vão mudar completamente sua carreira (como foi o caso de Nara Leão que, durante muitos anos, pára de cantar), mas a verdadeira evolução nessas produções artÃsticas será notada no momento que esses agentes retornam ao Brasil.
L’intérêt de cet article est d’analyser l’impact de l’exil en Europe dans la production musicale et
théâtrale des grands artistes brésiliens pendant la dictature militaire des années 70. Pour une analyse plus efficace de l’ évolution de la production artistique, le travail a été divisé en trois parties, correspondantes respectivement aux différentes périodes de l’exil: tout d’ abord les derniers moments avant le départ, suivi de l’exil en Europe et finalement le retour à leur propre terre. Dans notre perspective, l’exil servira comme un temps de réflexion: tant personnel, que artistique. Certains vont entamer de nouveaux projets en Europe (comme ce fût le cas du directeur de théâtre Augusto Boal), tandis que d’autres vont complètement changer leur carrière (comme ce fût le cas de Nara Leão qui, pendant quelques temps, arrêta de chanter), mais la vraie évolution dans leurs productions artistiques sera remarquée lorsqu’ils
retourneront au Brésil.