Guiados pela ontologia sistêmica, mapeamos os traços característicos da categoria narrativa denominada de transmídia, oriunda da indústria do entretenimento. Problematizamos a transposição do conceito para o campo do jornalismo. Argumentamos que a simples utilização de plataformas de mídias sociais, mesmo que de forma inovadora, não é suficiente para concretizar o reúso e apontamos nichos onde uma possível narrativa jornalística transmídia possa estar sendo desenvolvida, entre eles, os produtos do jornalismo imersivo, as ações com o uso de realidade aumentada, os newsgames, os experimentos utilizando sensores e internet das coisas (IoT) e em alguns aplicativos de segunda tela.
Guided by the systemic ontology, we map the main characteristics of the narrative called transmydia, originating from the entertainment industry. We problematize the transposition of the concept into the field of journalism. We argue that the simple use of social media platforms, even in an innovative way, is not enough to concretize the reuse. We point to niches where a possible journalistic transmedia narrative may be being developed, among them, the products of immersive journalism, actions with the use of augmented reality, newsgames, experiments using sensors and internet of things (IoT) and in some second screen applications.