A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA REGIÃO DE ANDRADINA E A CRISE DA REPRODUÇÃO DO CAPITAL.

Revista Eletrônica da Associação dos Geografos Brasileiros Seção Três Lagoas-MS

Endereço:
Av. Capitão Olinto Mancini, 1.662, Centro
Três Lagoas / MS
79603-011
Site: http://seer.ufms.br/index.php/RevAGB/index
Telefone: (67) 3509-3786
ISSN: 18082653
Editor Chefe: Rosemeire Aparecida de Almeida
Início Publicação: 31/10/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA REGIÃO DE ANDRADINA E A CRISE DA REPRODUÇÃO DO CAPITAL.

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 11
Autores: C. V. Xavier
Autor Correspondente: C. V. Xavier | [email protected]

Palavras-chave: Agroindústria; expansão do capital; transformações territoriais; subvenção; renda fundiária.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Atualmente, ocorre no campo brasileiro um processo de elevação dos investimentos na produção de agrocombustíveis, em que se destaca a expansão da produção de etanol. Nesse contexto observa-se, de forma mais intensa no interior do estado de São Paulo, uma nova fase de expansão da canavicultura, a qual se insere a região de Andradina.
Considerando que o avanço da monocultura da cana na região tem ocorrido principamente por relação de arrendamento de terras, discuti-se neste artigo a conformação de um cenário que marca ocorrência de um processo de intensificação da transferência de renda para o capital sucroalcooleiro.
Verifica-se nesse contexto que, mesmo com essa intensificação, tal processo não tem contemplado os pressupostos da reprodução do capital. Procura-se aqui, mostrar uma análise que contrarie a leitura de que, em decorrencia do avanço do capital agroindustrial canavieiro, esse seria capaz de gerar para si um processo de acumulação ascendente.



Resumo Espanhol:

En la actualidad, hay un proceso en el campo brasileño de aumento de las inversiones en la producción de agrocombustibles, destacándose la expansión de la producción de etanol. En este contexto, es decir, más intensa en el estado de Sao Paulo, en una nueva fase de expansión de canavicultura, que se inscribe en la región Andradina.
Teniendo en cuenta que el avance de los monocultivos de caña de azúcar en la región se ha producido en relación con el arrendamiento de tierras, se analizan en este trabajo la conformación de una escena que marca la aparición de un proceso de intensificación de la transferencia de ingresos para el capital de la caña de azúcar.
Es en este contexto que, incluso con la mayor transferencia de renta de la tierra para el capital agro-industrial, esto no ha sido capaz de contemplar sus suposiciones. Busque aquí, poner una lectura contraria de la que, debido al adelanto de la capital de la caña de azúcar, que sea capaz de generar por sí mismo un proceso de acumulación hacia arriba.