No presente paper desenvolve-se uma análise sociológica do contexto científico brasileiro no início do século XIX. Como um discurso hegemônico, a narrativa de expedições científicas surge associada à arte pictórica em uma estrutura literária. Ciência, arte e literatura, assim, foram utilizadas como caminhos metodológicos para justificar e legitimar o discurso científico. Nosso objetivo neste trabalho, portanto, é realizar um breve estudo das narrativas de viagem, bem como uma analise da ligação da ciência com a arte e com a literatura em um contexto social onde a representação da diversidade cultural surge permeada pelo discurso natural. Através de uma sociologia histórica da ciência e de um estudo histórico-cultural, pretendemos contribuir para a elucidação de uma “visão de mundo” que condicionou a representação científica das diferenças sociais no século XIX.
The present paper develops to realize a sociological analysis of the scientific context of the beginning of nineteenth century in Brazil. As a hegemonic discourse, the scientific narrative of the expeditions appears connected with the pictorial art in a literature structure. Science, art and literature, thus, were utilized as a methodological way to justify and to legitimize the scientific discourse. Therefore, our objective in this paper is to realize a brief study of the travel narratives, as well the connection of the science with art and literature in a social context that promoted a naturalized representation of the cultural diversity. Through a historical sociology of science and a historical cultural study we aim to contribute to the elucidation of “a vision of the world” that intermediate the scientific representation of the social differences in nineteenth century