Experiência, criação e contemporaneidade: partilhas sobre ensinar e aprender arte

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Experiência, criação e contemporaneidade: partilhas sobre ensinar e aprender arte

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Daniele Alves
Autor Correspondente: Daniele Alves | [email protected]

Palavras-chave: Experiência, Criação, Arte, Educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta deste estudo é refletir sobre a dimensão da experiência em arte, da arte e com arte a partir de seu contexto relacional de construção de conhecimento. Tal caminho pode ser potente na afetação dos sentidos para significativas experiências de formação no processo de ensinar e aprender arte. A investigação teve como foco experiências no campo da arte onde foi possível identificar atravessamentos com a educação. Processos de criação de artistas como Joseph Beuys, Marcel Duchamp, Bazon Brock, Helio Oiticica, Lygia Clark, Pablo Helgueira e Ricardo Basbaum revelam modos de assumir a arte no qual a dimensão da educação se presentifica seja na ação e/ou no pensamento, ainda que de maneiras muito particulares. Neste contexto problematiza-se o papel do público, discutindo seu lugar de percepção, observação e participação nas obras. John Dewey (2010) é tomado como referência no entendimento sobre o conceito de arte como experiência, e debates sobre processos de criação em arte e em educação são desenvolvidos a partir de autores como Cecília Almeida Salles (1998) em outras interlocuções com a contemporaneidade. 



Resumo Inglês:

The purpose of this study is to reflect on the dimension of experience in art, art and art from its relational context of knowledge construction. Such a path can be powerful in affecting the senses for significant training experiences in the process of teaching and learning about the art. The investigation focused on experiences in the field of art where it was possible to identify crossings with education. The creation processes of artists such as Joseph Beuys, Marcel Duchamp, Bazon Brock, Helio Oiticica, Lygia Clark, Pablo Helgueira and Ricardo Basbaum reveal ways of taking on art in which the dimension of education is present, whether in action and/or thought, that in very particular ways. In this context, the role of the public is discussed, discussing its place of perception, observation and participation in the works. John Dewey (2010) is taken as a reference in the understanding of the concept of art as experience, and debates about creation processes in art and in education are developed from authors such as Cecília Almeida Salles (1998) in other dialogues with contemporaneity.



Resumo Espanhol:

El propósito de este estudio es reflexionar sobre la dimensión de la experiencia en el arte, del arte y con arte desde su contexto relacional de construcción del conocimiento. Este camino puede ser poderoso al afectar los sentidos para experiencias de capacitación significativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje del arte. La investigación se centró en experiencias en el campo del arte donde fue posible identificar travesias con la educación. Los procesos de creación de artistas como Joseph Beuys, Marcel Duchamp, Bazon Brock, Helio Oiticica, Lygia Clark, Pablo Helgueira y Ricardo Basbaum revelan formas de abordar el arte en las que la dimensión de la educación está presente, ya sea en la acción y / o en el pensamiento, eso de formas muy particulares. En este contexto, se discute el rol del público, discutiendo su lugar de percepción, observación y participación en las obras. John Dewey (2010) se toma como referente en la comprensión del concepto de arte como experiencia, y se desarrollan debates sobre los procesos de creación en el arte y en la educación a partir de autores como Cecília Almeida Salles (1998) en otros diálogos con la contemporaneidad.