Neste artigo aborda-se a articulação entre experiência estética e formação a partir
da ontologia de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do
homem com a obra de arte e entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte
da hermenêutica filosófica, percurso que possibilitou maior compreensão do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é
desafiado a ser outro. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experi-
ências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar
tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades, sem cair no monismo metodológico e nem no puro relativismo. E isso pode ser percebido tanto na experiência
do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de
ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer
não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu
atualidade à Bildung em meio aos desafios da ruptura da metafÃsica.