Experiências, conhecimento fenomenal e materialismo

Principia

Endereço:
Campus Universitário, Caixa Postal 476
Florianópolis / SC
0
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/principia/index
Telefone: (48) 3721-8612
ISSN: 1808-1711
Editor Chefe: Luiz Henrique Araújo Dutra
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

Experiências, conhecimento fenomenal e materialismo

Ano: 2011 | Volume: 15 | Número: 3
Autores: Wilson Mendonça, Julia Telles Menezes
Autor Correspondente: Mendonça, M; Menezes, J. T. | [email protected]

Palavras-chave: Qualia, conhecimento fenomenal, conceitos fenomenais, contextualismo epistêmico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ideia intuitivamente plausível de que pelo menos alguns de nossos estados mentais teriam aspectos fenomenais qualitativos aos quais nós teríamos um acesso cognitivo privilegiado é considerada por muitos filósofos como incompatível com a ontologia fisicista. Alguns defensores radicais do fisicismo preferem simplesmente negar a existência de aspectos qualitativos, ao passo que outros materialistas procuram reinterpretar a cognição do caráter fenomenal da nossa experiência do mundo como a aquisição de uma habilidade, isto é, como uma forma de know-how, em oposição à aquisição de informação (know-that). O presente trabalho expõe e examina criticamente algumas tentativas recentes de compatibilização da natureza sui generis da apreensão cognitiva do caráter fenomenal da nossa experiência com a tese materialista de que o conteúdo proposicional dessa cognição é constituído exclusivamente por fatos físicos.



Resumo Inglês:

The claim that at least some of our mental states have qualitative, phenomenal features to which we have privileged cognitive access is intuitively plausible. Nevertheless, the claim is considered by many philosophers to be incompatible with a physicalist ontology. Some radical physicalists prefer simply to deny the existence of the qualitative character of our mental states, whereas other physicalists try to reinterpret the knowledge of the phenomenal character of our experience as the acquisition of an ability, i.e., as a sort of know-how in opposition to the acquisition of an information (know-that). The paper presents and examines critically some recent attempts to compatibilize the sui generis nature of phenomenal knowledge with the materialist claim that the content of this sort of knowledge is constituted entirely by physical facts.