EXPERIÊNCIAS URBANAS E MEMÓRIAS EM MÃOS DE CAVALO, DE DANIEL GALERA

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

EXPERIÊNCIAS URBANAS E MEMÓRIAS EM MÃOS DE CAVALO, DE DANIEL GALERA

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Caio Silva Carvalho, Silvana Maria Pantoja dos Santos
Autor Correspondente: Caio Silva Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Memória; Espaço; Literatura; Daniel Galera.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O espaço literário não é meramente um elementoque completa a narrativa, masalgo dotado de complexidades que completaa identidade dos personagens, bem como o significado do enredo.   A   memória,   por   sua   vez,   se   encarrega   de   guardar   as   emoções,   sentimentos, particularidades  dos  personagens.  Diante  disso,  o  presente  trabalho  objetiva  analisar  a  relação entre  memória e  experiência  urbana na  obra Mãos  de  Cavalo, do  escritor  Daniel  Galera, a  partir dos  lugares  de  referência.  Temos  como  referências  básicas  os  seguintes  pressupostos  teóricos: no que concerne à memória, adotamos o pensamento de Maurice Halbwachs (1990)e Ecléa Bosi(2003);  quanto  ao  espaço,  amparamo-nos  na  visão  deOsmar  Lins  (1976)  e Santos;  Oliveira(2001).  Assim,  o  entrelace  entre  a  memória  dos  personagens  da  trama  com  os  espaços  de vivênciassuscita  a  valorização  dos  lugares  da  cidade  que  guardam  histórias  individuais  e coletivas.



Resumo Inglês:

Literary space is not merely an element that completes the narrative but is endowed with complexities that complete the identity of the characters as well as the meaning of a plot. The memory,  in  turn,  takes  care  of  storing  the  emotions,  feelings,  particularities  of  the  characters.  In view  of  this,  the  present  work  aims  to  analyze  the  relationship  between  memory  and  urban experience in the work Mãos de Cavalo, by the writer Daniel Galera, from the places of reference. We  have  as  basic  references  the  following  theoretical  assumptions:  as  far  as  memory  is concerned,  we  adopt  the  thinking  of  Maurice  Halbwachs  (2006),  Jacques  LeGoff  (1996),  Ecléa Bosi  (2003);  As  for  space,  we  rely  on  the  vision  of  Osmar  Lins  (1976)  and  Oliveira  and  Santos (2001). Thus, the interweaving between the memory of the characters of the plot and the spaces of experiences, provokes the valorization of the places of the city that keep individual and collective histories.