A experimentação como território: o legado indisciplinar de John Cage

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A experimentação como território: o legado indisciplinar de John Cage

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Karina Campos de Almeida, Lidia Olinto
Autor Correspondente: Karina Campos de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: John Cage; com-posição; artes cênicas; dança; transdisciplinaridade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta e analisa o legado prático-teórico do compositor John Cage com o objetivo de discutir como sua obra problematizava as convenções artísticas até então tácitas e borrava as fronteiras entre as diversas formas de expressão artística, sendo, por isso, não apenas transdisciplinar como, acima de tudo, indisciplinar. Exploramos também como as proposições cageanas reverberaram no trabalho de alguns artistas como Childs, Rainer, Brown – dentre outros – influenciando muitas experimentações dos anos cinquenta e sessenta (contexto norte-americano) que operaram uma profunda mudança paradigmática em todos os campos artísticos, com especial destaque para as Artes Cênicas.



Resumo Inglês:

This article analyzes the practical-theoretical legacy of the composer John Cage. The objective is to point out how his work problematized the artistic conventions and blurred the boundaries between different artistic expression forms. Because of this, his legacy is not only transdisciplinary but above all indisciplinary. We also explore how Cage ́s propositions reverberated in the work of some artists such as Childs, Rainer, Brown, among others. During the fifties and sixties (North American context) these artists’ experiments operated a profound paradigmatic change in all artistic fields, especially the Performing Arts.