Experimentações teatrais digitais com estudantes do ensino médio

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Experimentações teatrais digitais com estudantes do ensino médio

Ano: 2021 | Volume: 25 | Número: 25
Autores: Jailson Carvalho
Autor Correspondente: Jailson Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: teatro, tecnologia, educação, estética, pedagogia do teatro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há algum tempo em que a escola discute sobre a utilização das tecnologias digitais contemporâneas como caminhos para a aprendizagem com  significação. O processo da inclusão tecnológica nos procedimentos metodológicos é algo crescente nos últimos anos. A partir destas reflexões que surge este artigo. O presente texto é resultado da minha dissertação de Mestrado em Artes (Prof-Artes), realizada no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. O objetivo da pesquisa foi investigar e refletir sobre os processos de experimentações teatrais digitais com estudantes do ensino médio. O estudo de caso foi realizado no Centro Educacional 104 da Região Administrativa do Recanto das Emas, escola pública pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa contou com os seguintes procedimentos metodológicos: uma proposta pedagógica com 20 aulas de Teatro e Tecnologia, a criação de cinco produtos artísticos, avaliação com a utilização do WhatsApp, registro audiovisual e aplicação de um questionário online.



Resumo Inglês:

For some time now, the school has been considering the use of contemporary digital technologies as pathways for a meanin-gful  learning  process.  The  process  of  incorporating  technology  in methodological procedures has significantly increased in the past  couple  of  years.  It  is  from  these  considerations  that  this  article arises. This text is the result of my Master’s thesis in Arts (PROFArtes), developed at the Institute of Arts of the University of Brasilia. The research goal was to investigate and bring reflec-tions on the digital theatrical experiments developed with High School students. The case study was carried out at Educational Center 104 of the Recanto das Emas, a public school belonging to the Department of Education of Distrito Federal. The research relied on the following methodological procedures: a pedagogi-cal proposal of 20 Theatre and Technology classes; five artistic productions; an evaluation via Whatsapp; an audiovisual recor-ding; and an online questionnaire.