Explorando a partitura com o mapa conceitual

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Explorando a partitura com o mapa conceitual

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Denise Maria Bezerra, Francisco Antonio Pereira Fialho
Autor Correspondente: Denise Maria Bezerra | [email protected]

Palavras-chave: mapa conceitual, metodologias ativas, criatividade, aprendizagem significativa, piano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No ensino tradicional de piano, a partitura é uma das principais fontes de informação na construção do conhecimento musical. Contudo, muitas das ideias contidas no texto musical podem passar despercebidas pelo estudante, em função do tipo de abordagem adotada na leitura da partitura. Neste estudo teórico, propõe-se uma forma criativa de explorar o texto musical a ser estudado, empregando o mapa conceitual como um recurso didático, a partir de uma abordagem cognitiva denominada Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que a utilização do mapa conceitual: (1) enfatiza a postura ativa no aluno no processo de aprender música; (2) desenvolve a capacidade de relacionar conceitos extraídos da partitura; (3) aumenta o grau de consciência sobre os elementos contidos no texto musical; (4) estimula as práticas criativas de representação dos conceitos musicais; (5) gera vínculos positivos com o ato de ler e decodificar a partitura, formando os subsunçores. Esperamos que professores, alunos e músicos se beneficiem das amplas possibilidades de aplicação desta simples e útil ferramenta.



Resumo Inglês:

In traditional piano teaching, the score is one of the main sources of information in the construction of musical knowledge. However, many of the ideas contained in the musical text may go unnoticed by the student, depending on the type of approach taken in reading the score. In this theoretical study, a creative way of exploring the musical text to be studied is proposed, using the conceptual map as a didactic resource, from a cognitive approach called Theory of Meaningful Learning, by David Ausubel. We unders- tand that the use of the concept map: (1) emphasizes the student’s active posture in the process of learning music; (2) develops the ability to relate concepts extracted from the score; (3) increases the degree of awareness about the elements contained in the musical text; (4) stimulates the creative practices of representing musical concepts; (5) it generates positive links with the act of reading and decoding the score, forming the previous knowledge or subsume. We hope that teachers, students, and musicians will benefit from the wide possibilities of application of this simple and useful tool.