Por meio do presente artigo, reflete-se sobre a expressão de emoções em objetos inanimados que produzem a ilusão de vida autônoma durante a cena teatral. Este simulacro de vida é determinante no teatro de animação, sendo este o objeto principal de análise deste trabalho. Relacionando pesquisas da área teatral, com ênfase no teatro de bonecos, à pesquisa de neurociência de António Damásio, objetiva-se compreender de que maneira se dá a expressão de emoções deslocadas do corpo do ator para um corpo naturalmente inerte, limitado a funções mecânicas de movimentos. A chave principal deste estudo está no movimento enquanto meio de expressão das emoções, seja no corpo vivo ou vivificado.
Through this article, reflects on the expression of emotions on inanimate objects that produce the illusion of autonomous life during the theater scene. This simulacrum of life is crucial in puppet theater, which is the main object of analysis of this work. Relating research in the area of theater, with emphasis on the puppet theater, the neuroscience research of Antonio Damasio, the objective is to understand how it gives the expression of emotions displaced the actor’s body to a body naturally inert limited to functions mechanical movements. The key of this study is on the move as a means of expression of emotions, the body is alive or animated.