eorizar a produção artística em Libras que se identifica hoje por Literatura Surda é tarefa tanto árdua quanto necessária na universidade brasileira, que em menos de 20 anos assistiu um tanto distante ao escalonamento da área de Libras dentro dos cursos de Letras. Nesse sentido, é que nos propomos a descrever a fabricação da Literatura Surda no contexto múltiplo que nos leva: das experiências literárias e performáticas, nascidas em torno do National Theatre of the Deaf (NTD) a seu potencial de influência nos primeiros encontros literários das comunidades surdas brasileiras até chegarmos à estruturação do currículo da área de Literatura Surda na graduação em Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Theorizing the artistic production in Libras that is identified today as Deaf Literature is both an arduous and necessary task at the Brazilian university, which in less than 20 years has seen somewhat distant the staggering of the Libras area within the Letters courses. In this sense, we propose to describe the fabrication of Deaf Literature in the multiple context that takes us: from literary and performative experiences, born around the National Theater of the Deaf (NTD) to its potential for influence in the first literary meetings of the communities. Brazilian deaf women until we come to the structuring of the curriculum in the area of Deaf Literature at the undergraduate degree in Letters / Pounds at the Federal University of Santa Catarina (UFSC).