Face to Face: facial close-ups and joint attention in Science and the Visual Arts

Lumina

Endereço:
FACOM - Universidade Federal de Juiz de ForaRua Professor Lourenço Kelmer, s/nCampus Martelos
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina
Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Face to Face: facial close-ups and joint attention in Science and the Visual Arts

Ano: 2017 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: M. Kinder
Autor Correspondente: M. Kinder | [email protected]

Palavras-chave: facial close-ups, joint attention, Béla Balázs, Daniel Stern, Antonio Damasio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio examina as visões contrastantes dos poderes expressivos da face humana – ambos abordados de forma neurocientífica enraizadas em Darwin, que defendem um sistema codificado de seis emoções básicas universalmente conhecidas (felicidade, tristeza, raiva, medo, desgosto, surpresa) e das artes visuais do cinema, da televisão e da pintura de retratos que dependem de close-ups faciais para representar uma fluidez emocional que é sempre subjetiva. Como modo de reconciliar as duas abordagens, ele se volta para o atual estudo de infantes por psicólogos do desenvolvimento (como Peter Mundy e Daniel Stern) que enfatizam a importância da capacidade de uma criança de ler as expressões faciais da mãe, o que facilita a atenção conjunta, a aquisição da linguagem verbal e social e de estabelecer interações sociais com o mundo. Apesar de que os diálogos imaginativos de Stern pareçam literários e subjetivos, sua descrição do encontro da criança com a face da mãe é consistente com a explicação do neurocientista Antonio Damasio (1999), de como a consciência é lançada no ―eu central‖. Ao tratar o rosto da mãe como objeto crucial nos primeiros desenvolvimentos da criança e por perceber este encontro inundado em sentimentos reflexivos (que Damásio distingue das emoções básicas compartilhadas com outras espécies), ele ajuda a explicar a dicotomia entre os dois sistemas de expressões faciais emotivas: a leitura das emoções codificadas específicas (em humanos e outras espécies) versus experimentar o fluxo (que Damasio chama de) ―sentimentos de fundo‖ que continuamente são jogados no rosto humano. Por enfatizar as teorias de Béla Balázs e filmes de Ingmar Bergman e Chick Strand, que literalmente nos ensinam como ler esses sentimentos de fundo que movem na face humana, este ensaio afirma que os close-ups faciais não nos distraem das nossas circunstâncias sociais ou ação política, como argumentou Walter Benjamin. Em vez disso, eles podem ter uma vantagem ideológica em uma ampla gama de gêneros, pois eles nos permitem ver esse envolvimento emocional em atenção conjunta, tanto como uma forma de interpelação como métodos de sobrevivência – não somente para as crianças, mas para todos aqueles envolvidos com a narrativa das artes visuais.



Resumo Inglês:

This essay examines the contrasting visions of the expressive powers of the human face—both from neuroscientific approaches rooted in Darwin which argue for a codified system of six basic emotions universally recognized (happiness, sadness, anger, fear, disgust, surprise) and from the visual arts of cinema, television and portraiture painting that rely on facial close-ups to represent an emotional fluidity that is always subjective. As a means of reconciling the two approaches, it turns to the current study of infants by developmental psychologists (like Peter Mundy and Daniel Stern) who stress the importance of an infant’s ability to read the mother’s face, which facilitates joint attention, the acquisition of verbal language and social interactions with the world. Although Stern’s imaginative dialogues sound literary and subjective, his description of the infant’s encounter with the mother’s face is actually consistent with the explanation by neuroscientist Antonio Damasio (1999) of how consciousness is first launched in the “core self.” By treating the mother’s face as the crucial object in the infant’s early development and by perceiving this encounter awash in reflective feelings (which Damasio distinguishes from basic emotions shared with other species), he helps explain the dichotomy between the two systems of emotive facial expressions: reading the specific codified emotions (in humans and other species) versus experiencing the flow of (what Damasio calls) “background feelings” that continuously play across the human face. By emphasizing the theories of Béla Balázs and films of Ingmar Bergman and Chick Strand, which literally teach us how to read these background feelings moving across the human face, this essay claims facial close-ups do not distract us from our social circumstances or political action as Walter Benjamin argued. Instead they can have an ideological edge in a wide range of genres as they enable us to see this emotional engagement in joint attention both as a form of interpellation and as a means of survival—not only for infants but for all those engaged with the visual narrative arts.