A face misteriosa de um anjo: uma abordagem do fantástico no conto machadiano O anjo Rafael

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ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

A face misteriosa de um anjo: uma abordagem do fantástico no conto machadiano O anjo Rafael

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Marli Cardoso dos Santos
Autor Correspondente: Marli Cardoso dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Fantástico-estranho, Romantismo, Machado de Assis.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendemos, com este estudo, explorar a atmosfera do fantástico-estranho no conto
machadiano O anjo Rafael, bem como analisar as peculiaridades românticas presentes em
algumas narrativas do escritor em meados do século XIX. Nesse sentido, resgataremos uma
escrita sutil que vai crescendo em direção à típica ironia machadiana. Vemos, então, que o autor
recria um fantástico crítico, não com intenção de assustar o seu leitor, como em muitos contos
fantásticos clássicos, mas com o intuito de atraí-lo para um clima aparentemente estranho, que
passa depois ao jocoso e termina por uma explicação baseada na loucura. Antero, o personagem
principal do conto, obstinado a abandonar o mundo em razão de coisas visivelmente banais, é
denominado ‘nosso herói’ pelo narrador, demonstrando, assim, uma crítica irônica ao
Romantismo e aos próprios leitores, crítica que é ainda mais acentuada quando percebemos que
ambos os personagens se refugiam do mundo: o Dr. Antero, que procura a morte, e o major
Tomás, que prefere ser anjo a revelar sua loucura.



Resumo Inglês:

This essay aims to explore the fantastic-odd atmosphere in the “O anjo Rafael”
Machado’s tale, as well as analyze the peculiarities present in some romantic narratives of the
writer in the mid-nineteenth century. According to this we will rescue a subtle writing that
grows toward the typical Machado’s irony. We then see that the author re-creates a fantastic
critic, not intending to frighten his readers, as in many classic fantasy stories, but in order to
draw him into a seemingly odd environment after passing through the jocose, ending with a
explanation based on insanity. Antero, the main character of the tale, stubborn to leave the
world because of things conspicuously banal, is called 'our hero' by the narrator, thereby
demonstrating an ironic criticism of Romanticism and to the readers themselves, that criticism is
even more pronounced when we realize that both characters take refuge in the world: Dr. Antero
seeking death and Major Tomas who prefers to be an angel to reveal their folly.