Freud começou sua jornada em direção à noção de fantasia em sua obra seguindo os passos de
Gradiva, a jovem que avança, uma figura mitológica originária de um romance. Desde já, ele
percebe que a narrativa literária é capaz de trazer à tona, sem necessidade de argumentações
ou contraprovas, noções de difÃcil aceitação, como os processos envolvidos na formação dos
sonhos e do delÃrio. Neste estudo seguiremos esta tradição freudiana para analisar um caso
clÃnico atendido por um dos autores, mesclando elementos do delÃrio imaginativo com trechos
da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Narraremos aqui a história
de um jovem diagnosticado com HIV/Aids, lançado à fúria das águas infernais sem uma única
moeda para entregar ao barqueiro. Com o apoio virgiliano, nosso herói atravessou os campos
ElÃseos em busca de um fim, ou de um recomeço.
Freud began his journey towards the notion of fantasy in his work by following the steps of
Gradiva, the woman who walks, a mythological figure originated in a novella. Henceforth, he
realizes that literary narrative is capable of surfacing notions that are difficult to accept – with
no need for argumentation or counterproof – such as the processes involved in the formation
of dreams and delirium. In this study we will follow Freudian tradition in order to analyze a
clinical case assisted by one of the authors, mixing elements of imaginative delirium with
passages from The Posthumous Memoirs of Bras Cubas, by Machado de Assis. Here, we will
tell the tale of a young man diagnosed with HIV/Aids, tossed into the fury of the infernal
waters without a single coin to give to the ferryman. With Virgilian support, our hero crossed
the Elysian Fields in search for an end, or a new beginning.