O presente artigo faz uma reflexão sobre dois dos “poemas negros” do livro Urucungo, de Raul Bopp, publicado em 1932. A obra de Bopp, assim como Poemas Negros, de Jorge de Lima, e os “Poemas da colonização”, de Oswald de Andrade, tematizam o morro, um dos topoimodernistas, segundo Augusto Massi. Os dois poemas analisados são: “Favela” e “Favela nº 2”, os quais têm como assunto a vida no morro e seus personagens oprimidos e sem horizontes. Encerramos nosso artigo realizando um estudo comparativo entre os dois poemas, apontando suas semelhanças e dessemelhanças.
The present article refl ects on two poems of Raul Bopp’s Urucungo, published in 1932. Bopp’s work, as well as Jorge de Lima’s Poemas Negros, and Oswald de Andrade’s “Poems of Colonization”, thematize the favela, one of the modernist topoi, according to Augusto Massi. Both poems analyzed here, “Favela” and “Favela nº 2”, have as their subject the life in the favela, its people, and the oppression and limitations they undertake. We close our article by doing a comparative study between those two poems, pointing out their similarities and dissimilarities.