Fazendo parte: seqüências musicais e bons sentimentos

Revista ANTHROPOLÓGICAS

Endereço:
AV. Prof. Moraes Rêgo, 1.235. 13° andar Cidade Universitária
Recife / PE
50.670-901
Site: http://www.revista.ufpe.br/revistaanthropologicas/index.php/revista
Telefone: 81 2126-8286
ISSN: 15167372
Editor Chefe: Renato Monteiro Athias
Início Publicação: 31/12/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Fazendo parte: seqüências musicais e bons sentimentos

Ano: 2013 | Volume: 24 | Número: 2
Autores: Anthony Seeger
Autor Correspondente: A. S. | [email protected]

Palavras-chave: Etnomusicologia, Etnografia da Performance, Sequência, Índios Brasileiros, Indústria Musical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pesquisadores e pesquisadoras provavelmente têm focado as suas análises demasiadamente em peças musicais individuais e têm prestado pouca atenção na organização destas peças em sequências. Em grande parte, o impacto da música para com o seu público é alcançado através da organização de sequências de peças. A partir de um insight de Rafael José de Menezes Bastos sobre a música indígena do Alto Xingu, este artigo examina quatro tipos diferentes de sequências, baseados na experiência do autor: sequências de melodias de rabeca em Cape Breton, no Canadá; a sequência de músicas num show de Pete Seeger, de 1980 na Universidade de Harvard, em que a participação do público foi fundamental; as sequências de músicas nas performances num acampamento de verão infantil; e as considerações de sequências em gravações de LP e CD pela gravadora Smithsonian Folkways, entre 1988 e 2000. A atenção à sequência de peças nas performances pode oferecer uma nova perspectiva da qual possamos repensar as nossas análises musicais e textuais.



Resumo Inglês:

Researchers have probably placed too much emphasis on the
analysis of individual musical pieces while paying too little
attention to the significance of the way those pieces are arranged
in sequence. A good deal of the impact of music on audiences is
achieved through the arrangement of sequences of pieces.
Departing from an insight of Rafael José de Menezes Bastos
about the indigenous music of the Upper Xingu, this paper
examines four different types of sequence based on the author‟s
experience: medleys of fiddle tunes in Cape Breton, Canada; the
sequence of songs in a 1980 audience participation concert given
by Pete Seeger at Harvard University; the sequence of song
performances at a children‟s summer camp; and the
considerations of sequences in LP and CD recordings on the
Smithsonian Folkways label between 1988 and 2000.
Consideration of the sequence of pieces in performances may
provide a new perspective from which to rethink our musical and
textual analyses.