Entre as desigualdades da indústria do cinema no Brasil, se destaca a baixa participação feminina na realização de obras audiovisuais. Esta questão tem atraído a atenção de estudiosos do campo no Brasil. O tema, também, foi foco de ação da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) que, em novembro de 2017, instalou a Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da ANCINE. O objetivo do artigo é descrever a visão que diretoras brasileiras têm do fazer cinematográfico e sua inserção neste mercado. Inicialmente, apresento dados sobre a evolução da presença feminina na produção de cinema contemporâneo no Brasil. A partir desses dados tratei de aspectos da presença de mulheres na direção de filmes no mercado de cinema brasileiro, em termos de número de filmes, público e distribuição. Em seguida, com base em entrevistas de diretoras de cinema brasileiras, publicadas em dois livros sobre o cinema brasileiro, aponto os temas que revelam o olhar feminino sobre a direção de cinema no Brasil.
Among the inequalities in the Brazilian film industry, the low female participation in audiovisual works stands out. This issue has attracted the attention of scholars in the field in Brazil. The theme, too, was the focus of action of the National Film Agency (ANCINE), which, in November 2017, installed the ANCINE Gender, Race and Diversity Commission. The purpose of the article is to describe the vision that Brazilian female directors have of cinema making and their insertion in this market. Initially, I present data on the evolution of the female presence in contemporary cinema production in Brazil. From these data, I dealt with aspects of the presence of women in the direction of films in the Brazilian cinema market, in terms of number of films, audience and distribution. Then, based on interviews with Brazilian film directors, published in two books concerned with Brazilian cinema, I point out the themes that reveal the feminine perspective on cinema direction in Brazil.