Neste artigo proponho uma aproximação conceitual entre o recurso expressivo conhecido como Máscara Neutra e a abordagem filosófica chamada de Fenomenologia. Procuro descrever em linhas gerais os princípios da atuação com esse tipo de máscara, que originalmente era chamada de Nobre, e faço uma comparação de seus princípios com alguns aspectos do método fenomenológico. Por fim, problematizo a relação entre o ator e a máscara, tentando provocar o leitor a questionar certos paradigmas representacionais.
In this article, I propose a conceptual approach between the expressive feature known as the Neutral Mask and the philosophical approach called Phenomenology. I try to describe in general terms the principles of acting with this type of mask, which was originally called Noble, and I compare its principles with some aspects of the phenomenological method. Finally, I question the relationship between actor and mask, trying to provoke the reader to question certain representational paradigms.
En este artículo, propongo un enfoque conceptual entre lo recurso expresivo conocido como la Máscara Neutral y un enfoque filosófico llamado Fenomenología. Proceda a describir en general los principios de acción con este tipo de máscara, que se llamó Nobre, y haga una comparación de sus principios con algunos aspectos del método fenomenológico. Finalmente, problematice una relación entre actor y máscara, intente provocar o leer un cuestionario sobre ciertos paradigmas representativos.