Fertilidade de cruzamentos, potencial fisiológico e armazenamento de sementes de cana-de-açúcar

Revista Brasileira De Tecnologia Aplicada Nas Ciências Agrárias

Endereço:
Rua Simeão Varela de Sá, 03 - Bairro Cascavel
GUARAPUAVA / PR
850040-080
Site: http://revistas.unicentro.br/index.php/repaa
Telefone: (42) 3629-8224
ISSN: 19847548
Editor Chefe: Sidnei Osmar Jadoski
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia

Fertilidade de cruzamentos, potencial fisiológico e armazenamento de sementes de cana-de-açúcar

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Fábio Felix Cabral, Clíssia Barboza da Silva, Vilma Marques Ferreira, João Correia de Araújo Neto, Geraldo Veríssimo de Souza Barbosa
Autor Correspondente: Fábio Felix Cabral | [email protected]

Palavras-chave: melhoramento genético, Saccharum, germinação, vigor

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A cana-de-açúcar (Saccharum sp.) é um dos principais produtos agrícolas do Brasil. Para seu cultivo são utilizados rizomas ou colmos, que permitem reproduzir o mesmo genótipo infinitas vezes. Contudo, em programas de melhoramento genético, a reprodução sexuada torna-se necessária para produzir novas combinações genéticas e a utilização de sementes constitui a base para obtenção de variedades mais produtivas. Neste sentido, este trabalho objetivou avaliar a fertilidade de cruzamentos bi-parentais e múltiplos, envolvendo as variedades RB92579 e RB92606, bem como determinar o potencial fisiológico e de armazenamento das sementes (espiguetas) produzidas. A determinação da fertilidade dos cruzamentos foi realizada por meio da avaliação da percentagem de cariopses produzidas em cada cruzamento e o potencial fisiológico das sementes pela utilização de testes de germinação e vigor. Para avaliação do potencial de armazenamento, as sementes foram mantidas durante seis meses em embalagens de papel tipo Kraft multifoliado, sob câmara refrigerada a 21 ± 4,5 °C e umidade relativa do ar de 44 ± 14% e, as avaliações realizadas mensalmente por meio de testes de germinação e vigor. A fertilidade e o potencial fisiológico de sementes de cana-de-açúcar são fortemente afetados pelo tipo de cruzamento envolvendo as variedades RB92579 e RB92606. O desempenho das sementes, apesar de apresentar pequenas oscilações ao longo do tempo, foi conservado durante os seis meses de armazenamento.



Resumo Espanhol:

La caña de azúcar (Saccharum sp.) es uno de los principales productos agrícolas de Brasil. Para su cultivo son utilizados rizomas o tallos, que le permiten reproducir el mismo genotipo infinitas veces. Sin embargo, en los programas de mejoramiento, la reproducción sexual es necesaria para producir nuevas combinaciones genéticas, y el uso de semillas es la base para la obtención de variedades más productivas. Así, este estudio tuvo como objetivo evaluar la fertilidad de los cruzamientos bi-parental y múltiples, de las variedades RB92579 y RB92606, así como determinar lo potencial fisiológico y de almacenamiento de las semillas (espiguillas) producidas. La determinación de la fertilidad de los cruzamientos se realizó mediante la evaluación del porcentaje de cariópsides producidas en cada cruzamiento y lo potencial fisiológico de las semillas mediante el uso de pruebas de germinación y vigor. Para evaluar el potencial de almacenamiento, las semillas se mantuvieron durante seis meses en paquetes de varias hojas de papel tipo Kraft en cámara de refrigeración a 21 ± 4,5 ° C y humedad relativa de 44 ± 14%, las evaluaciones fueran realizadas mensualmente través de pruebas de germinación y vigor. La fertilidad y el potencial fisiológico de las semillas de caña de azúcar son fuertemente afectados por el tipo de cruzamiento con la participación de las variedades RB92579 y RB92606. El desempeño de las semillas, a pesar de presentar pequeñas fluctuaciones en el tiempo, se mantuvo durante seis meses de almacenamiento.