Trata sobre os grafites do Festival Concreto como agentes de ressignificação urbana e instrumento de mediação cultural. Apresenta um panorama histórico, bem como as características e suportes do grafite. Discute a forma como os grafites do Festival Concreto têm sido utilizados como embelezadores do espaço urbano e instrumento de mediação cultural e informacional. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se como método a iconologia com o objetivo de estudar o grafite como informação estética e canal de comunicação. Foram analisados grafites produzidos durante edições do Festival Concreto. Concluiu-se que os grafites idealizados pelo Festival não perderam o seu caráter artístico, que traz beleza e cor para a cidade, no entanto, mais do que isso, são utilizados como canal de comunicação e instrumento de mediação cultural entre homem e cidade.
It treats on the graphite of Festival Concreto as agents of urban resignification and instrument of cultural mediation. It presents a historical overview as well as the characteristics and supports of graphite. It discusses how the graphite of the Festival Concreto has been used as embellishers of the urban space and instrument of cultural and informational mediation. For this, an exploratory research of qualitative approach was carried out, using as iconology method with the objective of studying graphite as aesthetic information and communication channel. The graphites produced during editions of Festival Concreto were analyzed. It was concluded that the graphite idealized by the Festival did not lose their artistic character, which brings beauty and color to the city, nevertheless, more than that, they are used as a channel of communication and instrument of cultural mediation between man and city.