O propósito deste trabalho é apresentar uma leitura do romance A festa, de
Ivan Ângelo, publicado em 1976, considerando a relação entre a fragmentação
formal e o contexto ditatorial brasileiro. Levando em conta elementos teóricos de
Theodor Adorno e Walter Benjamin, procura-se articular a argumentação de que a
forma estética, neste livro, é condicionada por antagonismos sociais. Averigua-se,
ainda, que muitas caracterÃsticas presentes na obra em questão (fragmentação
estética, degradação do sujeito, marcas de violência e autoritarismo) são comuns
em outras produções do perÃodo. Nesse sentido, chega-se à constatação de que
existe uma relação entre as condições de produção e de apresentação artÃstica em
circunstâncias históricas especÃficas.
The purpose of this paper is to present a reading of Ivan Ângelo’s A festa,
published in 1976, with emphasis on the relationship between the formal
fragmentation and the dictatorship in Brazil. Beginning with Theodor Adorno and
Walter Benjamin’s theoretical elements, we articulate the idea that the aesthetic form
of the novel is constrained by social antagonisms. It was found that many aspects
present in the book being studied (aesthetic fragmentation, degradation of the
subject, marks of violence and authoritarianism) are common in other relevant works
of the period. In this sense, it is possible to conclude that there is a relationship
between the conditions of production and artistic presentation in specific socialhistorical circumstances.