Os game studies há muito tempo vêm debatendo como relacionar os elementos ficcionais e os do jogo nos videogames. Este artigo propõe que muitos dos desafios conceituais nesse debate podem ser solucionados se os jogos e a ficção não forem tratados separadamente, mas como formalizações específicas de um mesmo fenômeno comum: o jogar. O artigo apresenta cinco propostas teóricas dessa perspectiva de jogo-e-ficçãocomo-jogar (JEFCJ), segundo a qual tanto os jogos quanto a ficção apresentam mais semelhanças que diferenças. Ele extrai os princípios e vantagens compartilhadas por essa abordagem JEFCJ, e como isso ajuda a explicar tanto os pontos em comum, quanto as diferenças entre a ficção e os jogos.
Game studies have long debated how to relate fictional and game elements within video games. This article proposes that many of the conceptual puzzles in this debate can be resolved if games and fiction are not treated as separate, but as specific formalisations of the same underlying phenomenon, play. The article presents five theoretical proponents of this games-andfiction-as-play (GAFAP) approach, according to which games and fiction bear more similarities than differences. It draws out the shared tenets and advantages of such a GAFAP approach, and how it helps explain both the commonalities and differences of fiction and games.