No que diz respeito à ficção especulativa (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural), o reconhecimento e as narrativas são dominadas por homens, e mais especificamente, homens brancos. Por isso é significativo analisar as produções literárias de mulheres negras, uma vez que em relação a elas há uma dupla opressão, por gênero e raça, limitando suas publicações e acesso a determinados espaços. O objetivo deste trabalho é analisar os romances Kindred: laços de sangue, de Octavia E. Butler, e Quem teme a morte, de Nnedi Okorafor. Em Kindred, a protagonista Dana vive nos Estados Unidos, durante a década de 1970, e é transportada para o século XIX, no período pré-Guerra Civil. Ela passa a vivenciar na pele a realidade da escravidão tendo como parâmetro seu conhecimento histórico. Já Quem teme a morte se passa em uma África futurista pós-apocalíptica e narra a jornada de Onyesonwu descobrindo ser possuidora de superpoderes que podem salvar a humanidade. A fundamentação teórica tem como base estudos de gênero e raça com foco nas especificidades das produções especulativas, bem como discussões sobre Afrofuturismo –movimento estético no qual as obras de Butler e Okorafor podem ser incluídas. A metodologia prevê leitura e fichamentos dos romances, a partir de uma análise comparativa que pretende articular os pontos de proximidade e distanciamento na construção das duas narrativas. Concluindo, portanto, com considerações sobre a relevância das categorias gênero e raça nas análises das obras destas autoras.
In relation to speculative fiction (fantasy, science fiction, and supernatural horror), recognition and narratives are dominated by men, and more specifically, white men. That is why it is significant to analyze the literary productions of black women, since in relation to them there is a double oppression, by gender and race, limiting their publications and access to certain spaces. The objective of this work is to analyze the novels Kindred, by Octavia E. Butler, and Who Fears Death, by Nnedi Okorafor. In Kindred, the protagonist Dana lives in the United States during the 1970s and is transported to the nineteenth century in the pre-Civil War period. She begins to experience the reality of slavery based on her historical knowledge. On the other hand, Who Fears Death takes place in a post-apocalyptic futuristic Africa and tells the journey of Onyesonwu discovering to have superpowers that can save the humanity. Our theoretical foundation is based on gender and race studies focusing on speculative productions specificities, as well as discussions on Afrofuturism –aesthetic movement in which Butler and Okorafor works can be included. The methodology includes reading and writing of the novels, based on a comparative analysis that aims to articulate the points of proximity and distance in the construction of the two narratives. Concluding with considerations on the relevance of the categories gender and race in the analyzes of the works of these two authors