Figurações nômades em manipulações digitais: experimentações de um Estágio de Docência em Artes Visuais

Revista Apotheke

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ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Figurações nômades em manipulações digitais: experimentações de um Estágio de Docência em Artes Visuais

Ano: 2022 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Gustavo Barrionuevo, Eliane Rose Maio, Roberta Stubs
Autor Correspondente: Gustavo Barrionuevo | [email protected]

Palavras-chave: Processos de Subjetivação, Rostidade, Selfie

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Preocupadas com a formação da subjetividade, este artigo procura refletir sobre as práticas

nômades nas experimentações feitas em um Estágio de Docência na disciplina de Arte

Digital do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir de

uma

selfie

, as estudantes foram instigadas a manipular as fotografias em

softwares

de edição

(como o

Photoshop

) inspiradas pelos processos artísticos da

drag

. Essa proposta parte

de uma abordagem rizomática com o currículo, permitindo que ele seja atravessado por

questões agenciadas pelo seu fora. Assim, trazemos para esta discussão os conceitos de

figurações nômades, uma espécie de mapa político que nos permite entender os processos

de subjetivação contemporâneos, e de rostidade, uma máquina de controle que, pela

formação de um rosto, insere-nos em territórios fechados de experiência. A manipulação

de imagens digitais, para além dos processos coercitivos de controle dos corpos, é usada

em nossa proposta como uma prática de si com capacidade de agenciar movimentações

nômades para a formação de uma subjetividade mais libertária.



Resumo Inglês:

Concerned with the formation of subjectivity, this article seeks to reflect on the nomadic

practices in the experiments carried out in a Teaching Internship in the Digital Art discipline

of the Visual Arts course at the State University of Maringá (UEM). From a selfie, the students

were encouraged to manipulate the photographs in editing software (such as Photoshop)

inspired by the artistic processes of drag. This proposal starts from a rhizomatic approach to

the curriculum, allowing it to be crossed by issues brokered by its outside. Thus, we bring to

this discussion the concepts of nomadic figurations, a kind of political map that allows us to

understand the processes of contemporary subjectivation, and faciality, a control machine

that, through the formation of a face, inserts us into closed territories of experience. The

manipulation of digital images, in addition to the coercive processes of body control, is used

in our proposal as a practice of the self with the ability to organize nomadic movements for

the formation of a more libertarian subjectivity.



Resumo Espanhol:

Preocupadas con la formación de la subjetividad, este artículo busca reflexionar sobre las

prácticas nómadas en los experimentos realizados en una Pasantía Docente en la disciplina

de Arte Digital del curso de Artes Visuales en la Universidad Estadual de Maringá (UEM). A

partir de un

selfie

, las alumnas manipularon las fotografías en un

software

de edición (como

Photoshop

) inspiradas en los procesos artísticos del

drag

. Esta propuesta parte de un abordaje

rizomático del currículo, permitiéndole ser atravesado por cuestiones mediadas por su exterior.

Así, traemos a esta discusión los conceptos de figuraciones nómadas, una especie de mapa

político que nos permite comprender los procesos de subjetivación contemporáneos, y la

rostridad, una máquina de control que, a través de la formación de un rostro, nos inserta en

territorios cerrados de experiencia. La manipulación de imágenes digitales, además de los

procesos coercitivos de control corporal, se utiliza en nuestra propuesta como una práctica del

yo con capacidad de organizar movimientos nómadas para la formación de una subjetividad

más libertaria.