A figura do Fundador e sua importância no Código de Direito Canônico

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ISSN: 1981-9390
Editor Chefe: Felipe de Azevedo Ramos
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Filosofia

A figura do Fundador e sua importância no Código de Direito Canônico

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 19
Autores: Pedro Rafael Morazzani Arráiz
Autor Correspondente: P. R. Morazzani Arráiz | [email protected]

Palavras-chave: Carisma, Fundador, Igreja, Teologia, Graça.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Código de Direito Canônico de 1983 inseriu claramente a figura do fundador
em vários de seus cânones, ineditismo em relação ao anterior (1917), que quase
não falava nela. O conceito de carisma, de maneira análoga ao de fundador, teve
uma trajetória importante, desde o momento em que São Paulo o criou, na própria
concepção de Igreja: Igreja hierárquica e Igreja comunhão vivem, em certo sentido,
da conceituação de carisma. Documentos magisteriais, aqui compilados e analisados,
e opiniões de teólogos notáveis contribuíram para discernir a importância
do papel do fundador e do carisma nas ordens religiosas, segundo a visão global
e equilibrada da Igreja instituída por Cristo. O Concílio Vaticano II e o Código
de Direito Canônico de 1983 inovaram, realçando a figura do fundador e o conceito
de carisma.



Resumo Francês:

Le Code de Droit Canonique de 1983 a clairement introduit la figure du fondateur
dans plusieurs de ses canons, fait inédit par rapport à celui de 1917 qui, lui,
n’en faisait presque pas mention. Le concept de charisme, corrélatif à celui de fondateur,
connut un parcours important dès sa création par saint Paul, par la conception
même d’Église: l’Église hiérarchique et l’Église communion vivent, en quelque
sorte, de la conceptualisation du charisme. Aussi bien les documents du Magistère,
qui ont été ici compilés et analysés, que l’opinion de théologiens célèbres ont contribué
à discerner l’importance du rôle du fondateur et du charisme au sein des ordres
religieux selon la vision globale et équilibrée de l’Église instituée par le Christ. Le
Concile Vatican II et le Code de Droit Canonique de 1983 ont innové, en rehaussant
la figure du fondateur et le concept de charisme.