Figuras retórico-musicais no Te Deum de Luís Álvares Pinto

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Figuras retórico-musicais no Te Deum de Luís Álvares Pinto

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 3
Autores: Denise Lima Santiago Figueiredo, Mónica Vermes, Leni Ribeiro Leite
Autor Correspondente: Denise Lima Santiago Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: Retórica, música, Luís Álvares Pinto, te deum

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A retórica tem seu nascimento e desenvolvimento na Grécia e posteriormente em Roma, alcançando toda a Europa no final da Antiguidade e se estendendo ao medievo, contribuindo para o enriquecimento de várias esferas do conhecimento humano, bem como da música. O contato entre as duas artes se dá, a partir do século XVI por meio dos tratados que vão desde compositores alemães, franceses, italianos, até os portugueses, chegando então, aos músicos brasileiros estudantes na metrópole, o conhecimento consciente da utilização de elementos e técnicas que estabelecem, entre outras possibilidades, uma maior aderência junto à plateia. Situado neste quadro está Luís Álvares Pinto, compositor e professor brasileiro que, por meio de seu contato com os estudos humanísticos, trouxe à sua obra Te deum Laudamus possíveis figuras de elocução que caracterizam a aplicabilidade da retórica em sua música.



Resumo Inglês:

Rhetoric has its birth and development in Greece and later in Rome, reaching all of Europe at the end of Antiquity and extending to the Middle Ages, contributing to the enrichment of various spheres of human knowledge, as well as music. The contact between the two arts takes place, from the 16th century through treaties ranging from German, French, Italian, and Portuguese composers, reaching then, to Brazilian musicians students in the metropolis, the conscious knowledge of the use of elements and techniques that establish, among other possibilities, greater adherence to the audience. Located in this framework is Luís Álvares Pinto, Brazilian composer and teacher who, through his contact with humanistic studies, brought to his work Te deum Laudamus possible figures that characterize the applicability of rhetoric in his music.