Filme-ensaio: por uma estética do fragmento ou quando as imagens pensam

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Filme-ensaio: por uma estética do fragmento ou quando as imagens pensam

Ano: 2024 | Volume: 0 | Número: 56
Autores: Rafael de Almeida
Autor Correspondente: Rafael de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: filme-ensaio, fragmento, found footage

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nosso objetivo é investigar de que forma a compreensão do filme-ensaio conectada à noção de estética do fragmento nos permite reconhecer as potências expressivas das imagens utilizadas pelas obras do domínio ensaístico do cinema. Além disso, pretendemos verificar quais as consequências discursivas para o filme-ensaio realizado com fragmentos de imagem provenientes de regimes de expressão distintos. Partimos da hipótese de que os fragmentos de imagem são capazes de atuar como fragmentos de pensamento, pelo caráter de pensatividade das imagens conquistado por meio do encontro de distintos regimes de expressão artística. Para tanto, realizamos uma análise de conjunto de reflexões preliminares sobre o filme-ensaio por nós desenvolvidas ao longo dos últimos anos. Por fim, sinalizamos que, por meio do exercício de montagem, o filme-ensaio se constrói pelo arranjo desses fragmentos de pensamento imagéticos.



Resumo Inglês:

Our objective is to investigate how the comprehension of the essayfilm connected to the notion of the aesthetic of the fragment allows us to recognize the expressive powers of the images used by works in the essay domain of cinema. Furthermore, we intend to verify the discursive consequences for the essay film made with image fragments from different expression regimes. We start from the hypothesis that image fragments can act as fragments of thought, due to the character of thoughtfulness of images achieved through the encounter of different regimes of artistic expression. Therefore, we will carry out an analysis ofa set of preliminary reflections on the essayfilmdeveloped by us over the last few years.Finally, we signal that, through the editing exercise, the essay film is constructed by arranging these fragments of imagetic thought.