Filme, espelho e caleidoscópio: infância, nulificação, docilidade e medo em Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira
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Filme, espelho e caleidoscópio: infância, nulificação, docilidade e medo em Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira
Autor Correspondente: F. O. A. Lima; P. M. G. Tavares | [email protected]
Palavras-chave: sócio-história, cinema, Aniki-Bóbó
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A despeito de certa lacuna na historiografia cinematográfica portuguesa — a ausência de trabalhos que aprofundem a leitura histórica de determinado filme —, a proposta aqui é colocar em destaque o filme Aniki-Bóbó (1942) e analisá-lo à luz de uma matriz históricocultural- social. Embora haja uma imensa referência ao filme em notÃcias de jornais, artigos cientÃficos e livros, Aniki-Bóbó é, quase sempre, estudado como os demais filmes portugueses: em conjunto e/ou em uma visão panorâmica. Portanto, este artigo, ao trabalhar o filme de Manoel de Oliveira, procura responder, ao mesmo tempo, a uma ausência na historiografia e a uma necessidade de compreender o filme como um texto da sociedade e do tempo em que foi produzido, desvelando identidades, histórias e pertenças sociais
dessa criação artÃstica.
Resumo Inglês:
Despite the lack of tradition of Portuguese cinematographic history and sociology — that is, the low number of works which take an historic approach to a given movie — we will turn our focus in this text to the movie Aniki-Bóbó (1942), analysing it through an historic, cultural and social lens. However many references to the film in newspapers, journal articles and book, Aniki-Bóbó is almost always placed among other Portuguese films, towards one end or another, as a group or with a panoramic view. Therefore, in approaching Manoel de Oliveira’s iconic movie, this article seeks to answer, at the same time, a void in historiography, and a need to understand the film as text, inscribed in the society in which it was produced, laden with identities, histories, and social belongings.
Resumo Espanhol:
Sin embargo un cierto vacÃo en la historia y el cine portugués sociologÃa — la ausencia de trabajos que fomentem la lectura histórica de una pelÃcula en particular —, la propuesta aquà es buscar especÃficamente a la pelÃcula Aniki-Bóbó (1942) y revisarla a la luz de matriz histórica, cultural y social. Si bien que hay muchas referencias a la pelÃcula en noticias de los periódicos, artÃculos cientÃficos y libros, el Aniki-Bóbó es casi siempre estudiado como otras pelÃculas portuguesas: en conjunto y/o nuna visión general. Por lo tanto, este artÃculo al dirigirse a la pelÃcula de Manoel de Oliveira, tiene como objetivo responder, mientras a la ausencia de una historia y a una necesidad de entender la pelÃcula como un texto de sociedad y del tiempo en que fue producido, revelando las identidades, historias y afiliaciones sociales de esta creación artÃstica.
Resumo Francês:
Face à une lacune dans l’histoire et la sociologie du cinéma portugais — l’absence de travail qui favorise la lecture d’un film historique particulière —, la proposition ici est de souligner le film Aniki-Bóbó (1942) et l’examiner à la lumière de la matrice historique, culturel et social. Bien qu’il existe de nombreuses références au film dans les journaux, des articles scientifiques et livres, Aniki-Bóbó est presque toujours étudié que d’autres films portugais: en ensemble et/ou dans une vue panoramique. Par conséquence, cet article en travaillant le film de Manoel de Oliveira, cherche à répondre en même temps, à l’absence de l’histoire et à la nécessité de comprendre le
film comme un texte de la société et de l’époque à laquelle il a été produit, révélant les identités, des histoires et des affiliations sociales de cette création artistique.