Tendo como ponto de partida a análise do desenvolvimento do Islã e da recepção do pensamento filosófico grego no mundo árabe medieval, pretende-se discutir acerca da existência, ou não, de uma filosofia da religião no pensamento filosófico islâmico. Para tanto, atenta-se para o modo em que se deu a inserção dos textos filosóficos gregos nos centros de tradução e interpretação árabes e que, portanto, foram fundamentais no cenário de estabelecimento da tradição filosófica islâmica. Somente assim poderão ser observadas as características centrais que a filosofia árabe adquire no contexto da expansão do islamismo, de maneira a verificar se ela possui um status de independência ou dependência dos propósitos religiosos. Isto é, se pode ser encontrada nela uma filosofia da religião ou uma filosofia para a religião.
Starting analysing the process of Islam’s development and the reception of Greek philosophical thought in the medieval Arab world, we intend in this paper to discuss the existence or not of a philosophy of religion in Islamic philosophical thought. Therefore, the way in which the Greek philosophical texts were inserted in the centers of Arabic translation and interpretation is considered because it was fundamental in the scenario of establishment of the Islamic philosophical tradition. In this way, it can be observed the central characteristics that Arab philosophy acquires in the context of the expansion of Islam and verify if the falsafa has a status of independence or dependence of the religious purposes. In other words, if we can find in the islamic context a philosophy of religion or a philosophy for religion.