A filosofia da religião em David Hume: irreligiosidade e religiosidade limitadas

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A filosofia da religião em David Hume: irreligiosidade e religiosidade limitadas

Ano: 2013 | Volume: 17 | Número: 44
Autores: Luis Felipe Lopes
Autor Correspondente: L. F. Lopes | [email protected]

Palavras-chave: empiria, ciência, religião, superstição.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O autor escocês defende que as crenças religiosas - em Deus,
imortalidade da alma, existência de milagres, entre outras - não podem ser
racionais e nem ter justificação racional, sendo que há limites severos para as
bases epistemológicas da religião e seu uso na vida cotidiana. Assim, analisar
a proposta humeana acerca da religião significa investigar o modo como
ele fundamento sua crítica, uma vez que Hume abarca praticamente todo o
escopo possível da religião em sua relação com a humanidade. A análise se
baseará nas obras que contenham os argumentos principais do autor, no que
tange à temática - Tratado da Natureza Humana, Investigações acerca do
Entendimento Humano, Diálogos sobre a Religião Natural e História Natural
da Religião - bem como uma discussão monográfica com comentadores. Desse
modo, o presente trabalho tem por finalidade analisar as bases epistemológicas
da crítica de Hume à religião; além do mais, apresentar uma possível proposta
humeana acerca de uma “verdadeira religião”, tendo em vista sua tentativa de
apresentar uma ciência humana baseada em critérios seguros de investigação
empírica, visando a eliminação da superstição.



Resumo Inglês:

The Scottish author defends that religious beliefs – in God, immortality of
the soul, existence of miracles, among others – cannot be rational and neither
have rational justification, being that it has severe limits for the epistemological
basis of religion and its use in the common life. Thus, investigate the humean
proposal concerning the religion means analyzing the mode as he founds
his critic, once that Hume embraces all the possible scope of religion in its
relation to humanity. The analysis will be founded on works that contain the
main arguments of the author, with regard to the religion issue - Treatise of
the Human Nature, An Enquiry concerning Human Understanding, Dialogues
concerning Natural Religion and The Natural History of Religion - as well as a
monographic discussion with commentators. In this manner, the present work
has the purpose to analyse the epistemological basis of Hume’s critique of
religion; furthermore, present a possible humeam proposal concerning a “true
religion”, considering his attempt to present an established human science in
safe criteria of empirical investigation, intending to eliminate superstition.