A FILOSOFIA E A QUESTÃO DE DEUS: UM NOVO ENFOQUE SISTEMÁTICO

Síntese

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/Sintese
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

A FILOSOFIA E A QUESTÃO DE DEUS: UM NOVO ENFOQUE SISTEMÁTICO

Ano: 2015 | Volume: 42 | Número: 134
Autores: Lorenz B. Puntel
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Filosofia sistemático-estrutural, filosofia analítica, provas clássicas e modernas da existência de Deus, metafísica clássica e metafísica primordial, pensamento pós-moderno, quadro referencial teórico, religião, explicação, Ser (primordial).

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa a reformular radicalmente a questão de Deus. A tese inicial estabelece que as diferentes maneiras de entender e tratar esta questão pressupõem uma questão fundamental que é em geral universalmente ignorada, a saber: a questão “sobre que” se pergunta propriamente quando se pergunta sobre Deus? O artigo responde primeiramente criticando a categoria das numerosas e muito conhecidas assim chamadas provas da existência de Deus; a seguir apresenta uma resposta normativa formulando a seguinte tese central: Perguntar por “Deus”, ou seja, tratar efetivamente a questão e dar-lhe uma resposta racional sob todos os aspectos, só tem filosoficamente um sentido inteligível e adequado no contexto de uma concepção abrangente da realidade, o que significa mais exatamente: no contexto de uma teoria sistemática do Ser como tal e no seu todo. A seguir os elementos centrais desta teoria são apresentados na brevidade que um simples artigo impõe.



Resumo Inglês:

The article aims at radically reformulating the so-called question of God. It initially contends that the many and quite different ways of asking and treating the question presuppose a prior fundamental question that is generally almost completely ignored, namely: What is being asked exactly when one asks the question of God? The article answers this question first by criticizing some the numerous attempts to prove God‘s existence. Hereafter it presents a normative answer by formulating a central thesis: It is philosophically reasonable, intelligible, and appropriate to raise the question about “God”, effectively to deal with it, and to provide an answer to it that is rational and well-founded in every respect only within the framework of a comprehensive theory of reality or – more exactly – of Being as such and as a whole. The remainder of the article is devoted to briefly presenting a sketch of the essential points of such a theory.