FILVROS: FILMES INERENTES A LIVROS

EntreLetras

Endereço:
Coordenação do Profletras. Rua Paraguai esq. c/Uxiramas, s/n. Setor Cimba
Araguaína / TO
77824-838
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/about
Telefone: (63) 3416-5698
ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

FILVROS: FILMES INERENTES A LIVROS

Ano: 2018 | Volume: 9 | Número: 3
Autores: E. M. Rodrigues
Autor Correspondente: E. M. Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: cinema, literatura, adaptação, motivação, leitura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo propõe algumas reflexões acerca da arte cinematográfica, abordando a sua relevância e construções para chegar aos diversos objetivos de interesse da leitura. A pesquisa trata também das raízes de bloqueios quanto às formas de evolução do leitor que, por vezes, depara-se com obras imbuídas de grande complexidade e impregnadas de uma obscuridade própria da literatura, o que torna necessária uma releitura. Nessa maturação, propõe-se um olhar mais estimulante, o qual vise um pré-caminhar, uma reaproximação da obra ao leitor. A realização da pesquisa se dá através da análise dos filmes Dom, Capitu e O Auto da Compadecida, obras cinematográficas que conseguem inferir literalidade com o máximo de riqueza linguística aos leitores, visando à conectividade, integração e interação entre o Cinema e a Literatura.



Resumo Inglês:

The present study proposes some reflections about the cinematographic art, approaching its relevance and constructions to reach the various objectives of reading interest. The research also deals with the roots o f blockages as to the reader's evolution, which is sometimes confronted with works imbued with great complexity and impregnated with an obscurity proper to literature, which necessitates a re-reading. In this maturation, it is proposed a more stimulating l ook, which aims at a prewalk, a rapprochement of the work to the reader. The research is carried out through the analysis of the films Dom, Capitu and O Auto da Compadecida, cinematographic works that are able to infer literality with maximum linguistic richness for readers, aiming at the connectivity, integration and interaction between cinema and literature.