AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BA: Um estudo na Escola José de Anchieta.

Revista de Gestão Finanças e Contabilidade

Endereço:
Rodovia Lomanto Júnior, BR 407 - Km 127 - Campus Universitário
Senhor do Bonfim / BA
48.9700000
Site: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ
Telefone: (74)3541-8916
ISSN: 2238-5320
Editor Chefe: Maria de Fátima Araújo Frazão
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Contábeis

AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BA: Um estudo na Escola José de Anchieta.

Ano: 2013 | Volume: 3 | Número: 1
Autores:
Autor Correspondente: Romilson do Carmo Moreira; Henrique Levi Freitas Sena de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Consumismo. Finanças Pessoais. Educação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diante de uma economia desestabilizada e com altos índices de inflação o brasileiro adquiriu hábitos imediatistas e consumistas. Fruto de uma a rápida valorização da moeda no período que antecedeu o plano real, cada vez mais, as pessoas estão comprometendo significativas partes dos seus recursos e adquirindo crédito, constituindo um cenário de endividamento e inadimplência. Este trabalho vislumbra conhecer o perfil das finanças pessoais dos professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso-BA, partindo das seguintes hipóteses: os professores não praticam educação financeira; utilizam créditos de forma indiscriminada, sem controle e estão em um grau significativo de endividamento. Para obter dados referentes ao estudo, aplicou-se um questionário aos professores da Escola José de Anchieta. Os resultados da pesquisa apontam um crescente endividamento e descontrole das finanças pessoais dos professores pesquisados. A construção de políticas educacionais estimulam a educação financeira e o consumo consciente.