Este artigo discute fluxos migratórios de sul e centro americano em contexto de
globalização. Apresenta alguns resultados de investigações sobre mulheres em região
metropolitana e fronteiriça. Assim, mulheres peruanas na cidade de São Paulo e
mulheres nicaraguenses em Costa Rica são conteúdos de análise. O critério de escolha
dos contextos baseou-se em dois tipos de destino mais favoritos entre latino-americanos em migrações recentes. Conferir a feminização nos movimentos imigratórios e as formas de sobrevivência dessas mulheres nos respectivos espaços receptores, as re-significações do conceito de cidadania a partir das relações interétnicas e interculturais são alguns dos objetivos. Nos espaços sociais se constroem redes e laços que cruzam as fronteiras polÃticas ao estabelecer múltiplas relações familiares, sociais, polÃticas, religiosas e culturais. A transnacionalização, resultado da globalização, por sua vez, é permeada por controles migratórios, por conflitos, por fiscalizações em fronteiras internacionais, gerando novas questões socioeconômicas. As experiências de vida de alguns atores revelaram como o
conceito de cidadania é re-construÃdo na diversidade cultural, como reagem diante da convivência com distintas culturas, dos confrontos em espaços sociais que registram novos movimentos em continuidade à problemática que os respectivos grupos já possuÃam no território de origem.
As metrópoles e as fronteiras na América Latina têm se apresentado como espaços de encontro
entre o local e o global, de intercâmbio, conflitos e de relações interculturai
s. Mulheres nicaraguenses migram para Costa Rica em busca de melhores salários, de melhores serviços de saúde, porém muitas vezes, o desencanto motiva retornos. Já as peruanas nstaladas na cidade de São Paulo utilizam a comida do paÃs de origem como estratégia assertiva para a
ganhar a vida e de serem reconhecidas culturalmente no paÃs de destino. Na construção cultural da cidadania o(a) imigrante acentua aquilo que a cultura tem de elaboração simbólica.
O imigrante em paÃs de destino procura obter maior reconhecimento de sua identidade étnica e aceitação das diferenças culturais. Os fluxos imigratórios recentes criam novas dinâmicas aos territórios, provocando integração, peculiaridades e contradições, gerando necessidade de polÃticas públicas apropriadas à s novas realidades.
This article discusses the immigration flows from South and Center American into a globalization context. It presents some results of investigations on women within a metropolitan and borderline context. Peruvian women in the São Paulo city, and Nicaraguan women in Costa Rica are the content of the analysis. The criterion of choice of the immigration flows was based in two types of the most preferred destinations among Latin American people nowadays. To check the feminization in immigration movements added to the forms of survival of these women in their respective receptor spaces, the re-significations of the citizenship concept from inter-ethical and intercultural relationships are some of the purposes. In social spaces, it is constructed the networks and bonds that cross political front
iers when setting multiple familiar, social, political, religious and cultural relationships. By its turn, the transnational process resulting from globalization is permeated by the immigration
controls, conflicts, the inspections in international borders, thus generating new social economic issues. Life experiences of some actors disclosed how the concept of citizenship is reconstructed into the cultural diversity, how it interact upon the coexistence with different cultures, the confronts in social spaces that records new movements in continuity to the concerns that the respective groups already had at their territory of origin.
The metropolis and frontiers in Latin America have been presenting as spaces for a
meeting place between the local and the global, of exchange, conflicts, and
intercultural relationships. Nicaraguan women migrated to Costa Rica in search for
higher salaries, better health services, but many times, the disenchantment motivates
their returning. As to the Peruvians installed in the city of São Paulo, they use the
food of their origin country as an assertive strategy to make a living and in order to be culturally recognized in their destination country. Upon the cultural construction of the citizenship, the immigrant points out everything with symbolic elaboration. The immigrant in his destination country seeks to attain a stronger recognition of his ethical identity and acceptance of the cultural differences. Immigration flows in the present context create new dynamics to the territorie
s, thus causing integration, peculiarities and contradictions, generating the need for
appropriate public policies to the new realities.