Fogo é um elemento migratório: reflexões sobre as fronteiras impostas aos personagens migrantes da animação “Elementos”

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Fogo é um elemento migratório: reflexões sobre as fronteiras impostas aos personagens migrantes da animação “Elementos”

Ano: 2024 | Volume: 0 | Número: 56
Autores: Leonardo José Costa, Regiane Regina Ribeiro
Autor Correspondente: Leonardo José Costa | [email protected]

Palavras-chave: animação, Pixar, imigração, representação, identidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente pesquisa propõe uma análise narrativa dos elementos fronteiriços que constituem a história da animação Elementos e o modo como o filme constrói sentidos sobre as vivências de imigrantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, aciona um aporte teórico que percorre as noções espaciais a respeito de fronteiras e sua relação com os fluxos migratórios, sua representação na mídia e discursos recorrentes envolvendo a construção de suas narrativas. De modo a constituir um corpus de análise, foram selecionadas oito cenas do longa, investigadas com o uso da técnica de Análise Crítica de Narrativa e organizadas em três categorias: fronteiras espaciais, culturais e abertas. Entre os principais resultados, percebeu-se a utilização do elemento água para limitar os espaços da raça imigrante a periferias, a mobilização de elementos culturais e identitários como segregadores, e a possibilidade de integração entre imigrantes e nativos por meio da convivência instigada pela ação individual de personagens das duas raças centrais da trama.



Resumo Inglês:

This research proposes a narrative analysis of the border elements that constitute the story of the animation Elemental and the way in which the film constructs meanings about the experiences of immigrants. Qualitative research triggers a theoretical contribution that covers spatial notions regarding borders and their relationship with migratory flows; its representation in the media; and recurring discourses involving the construction of their narratives. In order to constitute a corpus of analysis, eight scenes from the film were selected, investigated using the Critical Narrative Analysis technique and organized into three categories: spatial, cultural and open borders. Among the main results, it was noticed the use of the water element to limit the spaces of the migrant race to peripheral areas, the mobilization of cultural and identity elements as segregators, and the possibility of integration between immigrants and natives through coexistence instigated by the individual actions of characters from the two central races of the plot.