Em nações mais novas, como as ame-ricanas, paralelamente ao repertório popular-rural definido como folclore nacional, a música popular urbana di-fundida pelos meios de comunicação, passou a disputar espaço entre os ele-mentos formadores da nacionalidade. Para sua legitimação como representa-ção do nacional, foi preciso folclorizá-la, inventar-lhe uma tradição. Este artigo analisa como se processou no Brasil, em três momento do século XX, essa operação de consagração do samba carioca como símbolo de brasi-lidade. inicialmente, de maneira menos programática, pelos memorialistas na década de 1930; em seguida, entre os anos 1940 e 1950, pela formalização do discurso de preservação e nacionaliza-ção do passado musical carioca, com os militantes da tradição; e, finalmente, nas décadas de 1970 e 1980, com o Departamento de Música Popular da Funarte, durante a gestão de Hermínio Bello de carvalho, o samba é chance-lado oficialmente como expressaão da cultura brasileira.
In younger nations, like the American ones, parallel to the popular-rural repertoire defi-ned as national folklore, the urban popular music disseminated by mass media began to dispute space among the nationality-forming elements. To legitimate it as a representation of the national, it had to be folclorized, invent a tradition for it. This article analyzes how the construction and consecration of Rio de Janeiro samba as a symbol of Brazilianness takes place in three moments of the twentieth century. At first, in a less programmatic manner, by the me-morialists; then, in 1930’s Rio de Janeiro, followed by formalization of the discourse of preservation and nationalization of the Carioca musical past, in 1940-1950; eventually, in 1970-1980, with the Funarte (National Art Foundation) Department of Popular Music, manage by Hermínio Bello de Carvalho, samba is officially declared as an expression of Brazilian culture.