O objetivo deste trabalho consiste em compreender as mais variadas formas de representações acerca às eleições do corpo legislativo na Palestina em janeiro de 2006, nas páginas de Notas sobre Gaza do jornalista estadunidense Joe Sacco. Inserida no macro evento da guerra contra o terrorismo, iniciado após os ataques às Torres Gêmeas em setembro de 2001 nos Estados Unidos, as eleições na Palestina foram vencidas pelo grupo militar Hamas, reconhecido como grupo terrorista na Europa, por Israel e Estados Unidos. Em nossa tentativa de analisar as representações acerca dessas eleições, observaremos, além de “Notas sobre Gaza” escolhida como nossa fonte, documentos emitidos pelas Nações Unidas e de periódicos estadunidenses como o The New York Times e The Washington Post. Diante desse escopo de fontes documentais, questionaremos como esses grupos, aqueles que produzem os sistemas de representações e que consequentemente disputam entre si a sua representação do mundo como sendo a “real”, a grande “verdade” criada e estabelecida conforme suas necessidades e seus interesses acerca das eleições na Palestina e especialmente sobre o papel do Hamas nessas eleições. Como metodologia, utilizaremos os preceitos de Jean Starobinsky acerca da análise dos textos literários. Como referencial teórico, nosso estudo será embasado pelo conceito de representações do historiador francês Roger Chartier. Por fim, compreendemos a disparidade existente nas representações entre os meios de comunicação estadunidenses e as representações contidas em “Notas sobre Gaza”, especialmente acerca dos acontecimentos que permeiam o processo de sua produção.
The purpose of this paper is to understand the most varied forms of representations about the elections of the legislative body in Palestine in January 2006, in the pages of "Notes on Gaza" of the American journalist Joe Sacco. Inserted in the macro-event of the war on terror, started after the attacks on the Twin Towers in September 2001 in the United States, elections in Palestine were won by the Hamas military group, recognized as a terrorist group in Europe, by Israel and the United States. In our attempt to analyze the representations about these elections, we will observe, in addition to "Notes on Gaza" chosen as our source the object of research, documents issued by the United Nations and American periodicals such as The New York Times and The Washington Post. Faced with this scope of documentary sources, we will question how these groups, producers of systems of representations that dispute among themselves the representation of their truth created and established according to their needs and their interests about the elections in Palestine and especially about the role of Hamas in these elections. As a methodology, we will use the precepts of Jean Starobinsky about the analysis of literary texts. As a theoretical reference, our study will be based on the concept of representations of the French historian Roger Chartier. Finally, we understand the disparity in representations between the US media and the representations contained in "Notes on Gaza", especially about the events that permeate the process of their production.