Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia

Ano: 2020 | Volume: 24 | Número: 2
Autores: Pedro Henrique Gomes da Silva
Autor Correspondente: Pedro Henrique Gomes da Silva | [email protected]

Palavras-chave: grupo Arte em Movimento, educação feminina, protagonismo juvenil.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto versa sobre uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta ocasião, foi proposto às(aos) estudantes um processo em que pudessem tomar a frente de todas as esferas da produção cênica, visando a criação de monólogos performativos. Como eixo criativo, foi sugerida a pesquisa em mitologias de diferentes culturas para a elaboração de personagens cujas histórias compõem o espetáculo Teogonia (2018). A metodologia de ensino foi fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e no papel docente como sendo de um “professor mediador”, tendo por base o conceito de “protagonismo juvenil” segundo Antônio Carlos Gomes da Costa. Destaco neste artigo as posturas feministas de três estudantes e como elas conduziram suas criações cênicas até a construção das personagens-deusas Força, Liberdade, Justiça e Vingança.



Resumo Inglês:

The  present  text  crosses  about  an  experience  of  internship  accomplished at the Federal Institute Education, Science and Technology  of  Pernambuco  (IFPE).  During  this  period  was  proposed to the students a process in which they could take the lead of all the aspects of the performance’s production, aiming the conceiving of performative monologues. As a creative axis, I suggested a research in the mythologies of different cultures for the elaboration of characters whose stories compose the spectacle Teogonia (2018). The methodology was reasoned on Ana  Mae  Barbosa’s  Triagular  Approach  and  on  the  teacher’s  role as a “mediator teacher”, based on the concept of “youth protagonism”  according  to  Antônio  Carlos  Gomes  da  Costa. I  highlight  here  the  feminist  positions  of  three  students  and  how  they  have  conducted  their  performances’  creation  to  the conceiving of the characters-goddesses Strength, Liberty, Justice and Revenge.