FORA DO TOM, FORA DA ORDEM: vadios, mulheres e escravos no império do Brasil

Caderno Espaço Feminino

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ISSN: 19813082
Editor Chefe: Vera Lúcia Puga
Início Publicação: 30/06/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

FORA DO TOM, FORA DA ORDEM: vadios, mulheres e escravos no império do Brasil

Ano: 2007 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Nanci Patrícia Lima Sanches
Autor Correspondente: Nanci Patrícia Lima Sanches | [email protected]

Palavras-chave: sociedade, violência, crime, mulher, vadios

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como principal objetivo discutir
gênero e classe na medida em que propõe uma análise sobre
a sociedade dos oitocentos, suas regras de controle social e
moral. Traz também como ponto de discussão mulheres,
homens livres pobres e escravos e as suas relações com as
estruturas sociais impostas pela vida urbana do Império.
Utilizamos como base para essa discussão o Código do Bom-
Tom, regras sociais adotadas primeiro pelos franceses e que
foi trazida para o Brasil em meados do oitocentos por
J.I.Roquette; O Carapuceiro, um dos periódicos de maior
circulação no Recife organizado pelo Padre Lopes Gama e
alguns Autos Crime que nos possibilitaram historiar os
“anônimos” da história e identificar os seus papéis sociais.



Resumo Inglês:

This article has as main objective to argue sort and
classroom in the measure where it considers an analysis on
the society of the eight hundred, its rules of social and moral
control. It also brings as point of quarrel poor and enslaved
women, free men and its relations with the social structures
imposed by the urban life of the Empire. We use as base for
this quarrel the Codigo do Bom Tom, adopted social rules
first for the Frenchmen and that it was brought for Brazil in
middle of the eight hundred for J.I.Roquette; The
Carapuceiro, one of periodic of the bigger circulation in Recife organized for the Priest Lopes Gama and some Files of legal
documents Crime that in makes possible them to make a
history to the “anonymous ones” of history and to identify
its social papers.