Este artigo traz parte dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa "Por Elas na historiografia da arquitetura moderna brasileira" que busca identificar as mulheres arquitetas e urbanistas que se diplomaram e atuaram de 1920 a 1940, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e que foram reconhecidas por seus pares e, assim, analisar o cenário da arquitetura moderna sob a perspectiva de gênero e a invisibilização das mulheres e de suas produções. Este trabalho destaca os resultados obtidos no recorte de Belo horizonte, baseou-se em acervos documentais e nos periódicos da revista Arquitetura e Engenharia para analisar a inserção feminina na educação em Belo Horizonte, especificamente na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, e no mercado de trabalho no período em questão, estendido nesse plano em função do surgimento tardio do curso de arquitetura na capital. Observou-se que a presença das mulheres na arquitetura aumentou gradativamente ao longo dos anos, e, hoje, representa maioria na profissão. São apresentadas as arquitetas mineiras que se destacaram, no período, e suas obras. Tais arquitetas são consideradas exceções à lógica social de hierarquia de gênero que se perpetua.
This paper highlights some of the results obtained in the development of the research “Herstoriography of modern Brazilian architecture”. The project aimed to identify women architects and urban planners recognized by their peers who graduated and worked from 1920 to 1940, in the cities of Rio de Janeiro, São Paulo and Belo Horizonte. In this sense, the research analyzed the scenario of modern architecture from the gender perspective as well as the invisibility of women and their productions. This work highlights the results obtained in Belo Horizonte city and it was based on data collection in archives and in the journals of the Arquitetura e Engenharia magazine. Specifically, the subproject aimed to analyze the female insertion in education in Belo Horizonte, especially at the School of Architecture of the Universidade Federal de Minas Gerais, as well as in the labor market. It is important to emphasize the late appearance of the architecture undergradutation in Belo Horizonte. Finally, it was observed that the presence of women in architecture has gradually increased over the years, and today it represents a majority in the profession. The results show the female architects who stood out in the period, as well as their works. Such architects are considered exceptions to the social logic of gender hierarchy that is perpetuated over years.