Formação estética e organização social: teatro na Licenciatura em Educação do Campo

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ISSN: 2238-0426
Editor Chefe: Francisco Horacio da Silva Frota
Início Publicação: 02/05/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política

Formação estética e organização social: teatro na Licenciatura em Educação do Campo

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 23
Autores: R.L.V.Bôas, K.A.Pereira
Autor Correspondente: R.L.V.Bôas | [email protected]

Palavras-chave: educação do campo, educação popular, licenciatura, teatro do oprimido

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda a dinâmica do ensino e aprendizagem da linguagem teatral em 2 cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) – da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O que há em comum nesses 2 cursos é a atuação do Terra em Cena, coletivo de teatro e audiovisual que funciona como programa de extensão e grupo de pesquisa, a partir das metodologias de educação popular e do Teatro Político (do Oprimido e Dialético). Experiências de trabalho com as turmas e de formação de grupos teatrais nas comunidades rurais são descritas e analisadas, com o objetivo de compreender em quais aspectos a formação teatral contribui com a formação de educadores em perspectiva emancipatória. Verifica-se que a adoção do Teatro do Oprimido, enquanto método e conteúdo de formação, potencializa as LEDOCs como frontsde resistência cultural e como âmbito fundamental de alargamento da educação popular brasileira.



Resumo Inglês:

This article addresses the teaching and learning dynamics of theatrical language in 2 courses of Licentiate Degree in Countryside Education (Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC) – at the University of Brasília (Universidade de Brasília – UnB) and the Federal University of Piauí (Universidade Federal do Piauí – UFPI). What is common between these two courses is the work of Terra em Cena, a theater and audiovisual collective that operates as a university outreach program and a research group, based on popular education methodologies and on Political Theater (Theater of the Oppressed and Dialectic Theater). Experiences of working with student groups and creating theater groups in rural communities are described and analyzed, in order to see in which aspects theatre education contributes to qualifying educators from an emancipatory perspective. It is verified that adopting the Theatre of the Oppressed, as a method and education content, potentiates the LEDOCs as cultural resistance fronts and as a crucial domain for expanding the Brazilian popular education.



Resumo Espanhol:

Este artículo aborda la dinámica de enseñanza y aprendizaje del lenguaje teatral en 2 cursos de Licenciatura en Educación del Campo (Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC) – de la Universidad de Brasilia (Universidade de Brasília – UnB) y de la Universidad Federal de Piauí (Universidade Federal do Piauí – UFPI). Lo que es común entre estos 2 cursos es el trabajo del Terra em Cena, colectivo de teatro y audiovisual que actúa como programa de extensión universitaria y grupo de investigación, basado en metodologías de educación popular y del Teatro Político (Teatro del Oprimido y Teatro Dialéctico). Se describen y analizan experiencias de trabajo con las clases y de creación de grupos de teatro en las comunidades rurales, con el objetivo de comprender en qué aspectos la formación teatral contribuye con la formación de educadores en perspectiva emancipatoria. Se verifica que la adopción del Teatro del Oprimido, como método y contenido educativo, potencia las LEDOCs como frentes de resistencia cultural y como un ámbito crucial para expandir la educación popular brasileña.



Resumo Francês:

Cet article traite de la dynamique de l‘enseignement et de l‘apprentissage de la langue théâtrale dans 2 cours de Baccalauréat en Éducation à la Campagne (Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC) – de l‘Université de Brasilia (Universidade de Brasília –UnB) et de l‘Université Fédérale de Piauí (Universidade Federal do Piauí – UFPI). Ce qui est commun entre ces 2 cours est le travail du Terra em Cena, collectif de théâtre et d’audiovisuel qui fonctionne comme un programme d’extension et un groupe de recherche, basé sur les méthodologies d’éducation populaire et du Théâtre Politique (Théâtre de l’Opprimé et Théâtre Dialectique). Expériences de travail avec des groupes d’étudiants et de création de groupes de théâtre dans les communautés rurales sont décrites et analysées, afin de comprendre en quels aspects l’éducation théâtrale contribue à la formation des éducateurs dans une perspective émancipatrice. Il est prouvé que l‘adoption du Théâtre de l’Opprimé, comme méthode et contenu éducatif, potentialise les LEDOCs en tant que fronts de résistance culturelle et en tant que domaine crucial pour l’expansion de l’éducation populaire brésilienne.