Formas elementares da vida religiosa: apontamentos de uma abordagem durkheimiana para compreensão da atualidade do fenômeno neopentecostal no Brasil

Estudos De Religião

Endereço:
Rua do Sacramento, 230 Rudge Ramos
São Bernardo do Campo / SP
09640-000
Site: http://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/er
Telefone: (11) 4366-5808
ISSN: 0103801X
Editor Chefe: Etienne Higuet
Início Publicação: 28/02/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Formas elementares da vida religiosa: apontamentos de uma abordagem durkheimiana para compreensão da atualidade do fenômeno neopentecostal no Brasil

Ano: 2012 | Volume: 26 | Número: Especial
Autores: R. Bitun, J. C. S. Neto
Autor Correspondente: R. Bitun | [email protected]

Palavras-chave: religião, neopentecostalismo, profano e sagrado.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto procura relacionar o pensamento de Durkheim, exposto em As formas elementares
da vida religiosa – que ora completa cem anos – e a mudança do mapa religioso,
marcado pelo contínuo crescimento do neopentecostalismo no Brasil. Durkheim entende
a religião como fato social que opera como fonte de coesão e integração social
na lógica da relação entre sagrado e profano; uma forma de despertar a esperança e
fortalecer a solidariedade. Com o processo de modernização social, novas linguagens
e metodologias no campo da religião conseguem capturar e afetar as formas de ser,
de pensar e de agir da sociedade brasileira. O neopentecostalismo no Brasil apresenta-
-se com o intuito de levar a mensagem do evangelho a uma sociedade abalada pelas
decepções e fracassos dos sistemas econômicos e políticos. Para isso, emprega gestos,
símbolos e linguagem persuasiva voltada à subjetividade e à emotividade que transitam
entre o profano e o sagrado. Ao escrever As formas elementares da vida religiosa, Durkheim,
de alguma maneira, resgata a relevância do estudo das religiões como um importante
fenômeno social. Contrário às tendências dos clássicos da sociologia, ele aposta na
crença e no pensamento religioso.



Resumo Inglês:

This text seeks to relate Durkheim’s thought, exposed in The elementary forms of religious
life – that now completes one hundred years –, and the change in the religious map, marked
by the continuous growth of neo-Pentecostalism in Brazil. Durkheim understands
religion as a social fact that operates as a source of social cohesion and integration in
the logic of the sacred-profane relation; a way of awakening hope and strengthening
solidarity. With the process of social modernization, new languages and methodologies
in the field of religion can capture and affect the ways of being, thinking, and acting of
Brazilian society. Neo-Pentecostalism in Brazil aims at taking the Gospel message to a
society shaken by the disappointments and failures of economic and political systems.
To do so, it employs gestures, symbols, and persuasive words directed to the subjectivity
and emotions that move between the profane and the sacred. In writing The elementary
forms of religious life, Durkheim somehow recovers the relevance of the study of religion
as an important social phenomenon. Contrary to the trends of sociology’s classics, he
bets on the religious belief and thought.



Resumo Espanhol:

Este texto busca relacionar el pensamiento de Durkheim, expuesto en Las formas elementales
de la vida religiosa, que ahora completa cien años, y el cambio de mapa religioso,
marcado por el crecimiento continuo del neo-pentecostalismo en Brasil. Durkheim considera
la religión como un hecho social que actúa como fuente de cohesión e integración
social, en la lógica de la relación entre lo sagrado y lo profano, una forma de despertar
la esperanza y fortalecer la solidaridad. Con el proceso de modernización social, nuevos
lenguajes y metodologías en el campo de la religión pueden capturar y afectan a las
formas de ser, pensar y actuar de la sociedad brasileña. El neo-pentecostalismo en Brasil
se presenta con el fin de llevar el mensaje del evangelio a una sociedad sacudida por
las desilusiones y los fracasos de los sistemas económicos y políticos. Para ello, emplea
gestos, símbolos y palabras persuasivas, orientadas a la subjetividad y la emotividad,
que transitan entre lo profano y lo sagrado. Al escribir Las formas elementales de la vida
religiosa, Durkheim de alguna manera rescata la importancia del estudio de la religión
como un fenómeno social importante. Contrariamente a las tendencias de los clásicos de
la sociología, el apostó en la universalización de la creencia y el pensamiento religioso.